Hoje é aniversário de Valentino Garavani

Com 80 anos de existência e mais de 50 anos no mundo da moda, o estilista Valentino Clemente Ludovico Garavani é mundialmente conhecido pela sua marca, presente em roupas, que vestem muitos famosos, além de sua linha de cosméticos e perfumes.

Sua trajetória começou em 1932, em Voghera, norte de Milão, na Itália, lugar onde nasceu. Desde a infância, Valentino se interessava por desenhar figurinos para cinema. Mas foi em 1950, quando foi estudar em Paris, que o adolescente entraria para o universo dos panos e das cores. Em 1959, ele abriu seu primeiro estúdio em Roma e três anos depois, a sua primeira coleção pôde ser vista no desfile Gotha, Florença, o que provocou um grande sucesso.

Com o lema de que “nenhum homem gostaria de sair com uma mulher que parece um homem”, Valentino começou a desenvolver modelitos bem femininos. Em 1967, o “V” de sua marca apareceu pela primeira vez na coleção “Valentino’s White”. Apesar de nos anos 60, estrelas de Hollywood usarem sua marca, foi só no final dessa década, que seu sucesso tornou-se internacional, quando virou sócio de Giancarlo Giammetti.

O estilista lançou a moda masculina e feminina “ready-to-wear”, em 1972. Sua primeira loja foi em Roma e depois em Milão. No decorrer da década de 70, ele incluiu móveis, papel de parede, camisetas, jeans, braceletes, colares em sua linha de produtos. Lançou o primeiro perfume em 1978. Também abriu botiques, nos Estados Unidos e Japão. Além disso, em 1989, foi inaugurada a “Academia Valentino” para apresentações de arte.

Infelizmente em 2008, em um desfile em Paris, ele anuncia o fim da carreira. Com 45 anos de profissão, o estilista passa a responsabilidade da criação da maison para Maria Grazia Chiuri e Pier Paolo Piccioli. Mas, o sucesso de Valentino não acabou por aí. Atualmente, existe a Valentino Fashion Group que vende a marca dele com muito luxo para homens e mulheres.

Em parceira com Giancarlo Giammetti, Valentino lançou um site chamado Garavani Virtual Museum, em que é possível fazer download de um museu virtual de sua carreira e ter acesso a mais de 5.000 fotos, campanhas publicitárias, documentos, desenhos e 95 vídeos. O visitante também pode ver mais de 300 vestidos, em 360 graus, graças à tecnologia 3D, que possibilita ao internauta passear pelos corredores, como se estivessem em um desfile de moda ou em uma prova de roupa.

Se você é um admirador do trabalho deste importante estilista, acesse o museu virtual dele e sinta um pouco de seu estilo, o qual faz sucesso entre gerações de bom gosto e atitude fashion!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).