11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Hidratação ou Nutrição? O que o seu cabelo precisa

Mulher maquiada e com cabelos arrumados

Entenda a diferença entre esses dois tipos de tratamento.

Cuidar dos cabelos é praticamente um ritual feminino. Que atire a primeira pedra quem nunca viu aquele cabelo lindo de uma amiga e perguntou que tipo de produto ela estava usando. Só que, ao comprar o produto e experimentar em seu cabelo, não ficou nem parecido com o esperado. Sim, isso acontece muito e não é o fim do mundo. O fato não é que você tenha sido enganada ou seu cabelo não é apropriado. O problema talvez esteja no estímulo errado dos fios, que, com isso, não reagiram da forma esperada. Mas, por que esse tipo de coisa acontece?

Cada tipo de cabelo tem suas especificidades e precisa de um tratamento que lhe é específico. Dentre as várias máscaras de tratamento capilar que existem no mercado atualmente, a nutrição e a hidratação são as queridinhas das mulheres. É preciso entender, primeiramente, que cada tratamento funciona para um tipo de fio. Como saber se seus fios estão pedindo por tratamento? Bem, só quem pode te dar essa resposta é um profissional da área, ou seja, aquele que conhece os diferentes tipos de cabelo e consegue indicar os procedimentos adequados de acordo com seu histórico. Porém, há alguns preceitos básicos que vão poder te dar uma orientada para você deixar de ser principiante no assunto. Vamos ver?

O que é hidratação?

A hidratação pode ser considerada a porta de entrada dos demais tipos de tratamentos capilares. Seria o básico do básico. É ela que tem a função de hidratar os fios e fazer a reposição de água. A hidratação capilar ajuda a repor a umidade natural dos fios, além dos nutrientes e queratinas perdidas. Na verdade, trata-se de um tratamento a base de queratina, vitaminas, óleos, proteínas, ceramidas, extrato de seda, vegetais, lanolina e silicone. Se for frequente, ela vem a ser uma grande aliada de fios saudáveis, brilhosos, sedosos e macios.

É importante ressaltar que todos os tipos de cabelo precisam de hidratação, e não apenas alguns, como muitas acreditam. Mesmo que seja natural, o cabelo precisa ser hidratado porque o xampu e o condicionador não conseguem dar conta de tudo. A frequência ideal é uma vez por semana ou quinzenalmente, o que vai depender do estado individual de cada cabelo. Dentre as centenas de opções comercializadas, as máscaras hidratantes mais indicadas são à base de óleo de argan, aloe vera, proteína do trigo, óleo da flor da moringa, maracujá, minerais essenciais, solamer, proteína de trigo hidrolisada e semente de girassol.

O que é nutrição?

A nutrição dos cabelos é importante para a vitalidade dos fios que já dão sinais de desnutrição ou passam a cair ou parecer sem vida. Com isso, o cabelo perde todo seu brilho, textura e maciez. O cloro da água do banho, a poluição, a má alimentação, o estresse e a ansiedade, o tabagismo, o alisamento, a tintura e muitos outros fatores internos e externos contribuem para a desnutrição capilar.

A nutrição vai repor os lipídios do cabelo, que são substâncias não solúveis em água, como gorduras e óleos. Ao longo do tratamento de nutrição, a finalidade é lubrificar os fios com o uso de óleos vegetais e repor nutrientes. Na nutrição, serão usados produtos como manteigas vegetais, aminoácidos, ceramidas, óleos vegetais, aveia e gérmen de trigo. Os óleos devem ser virgens e não refinados, já que no refinamento industrial eles perdem suas propriedades benéficas para os cabelos. A máscara é usada após a lavagem e deve ser feita quinzenalmente.

CTA Assine o BLOG Dra Luciana Pepino 2

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).