11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Gelatina: mitos e verdades

Não é surpresa para ninguém que com o passar dos anos, o nosso corpo produz menos colágeno e o resultado são mais rugas e também flacidez. Muito se tem falado do poder da gelatina não só para recuperar esse colágeno, como também tornar cabelos e unhas mais fortes e saudáveis e também dar mais firmeza à pele.

Porém, a pergunta é: será que a gelatina tem, de fato, todos esses poderes? Separamos aqui alguns mitos e verdades sobre essa proteína para que você saiba exatamente o que esperar da gelatina.

A gelatina vendida em supermercado tem muito colágeno?
Mito – apesar de a gelatina do supermercado ser também extraída do colágeno, para se obter o resultado desejado o melhor é comprar a gelatina vendida em casas de suplementos alimentares ou de produtos naturais. Além de não ter açúcar ou corantes, essa gelatina tem um teor maior de colágeno.

Minhas unhas e cabelos ficarão mais fortes?
Verdade – o colágeno é uma substância que ajuda a fortalecer os fios, dando maior vitalidade, hidratação e brilho. As unhas também ficam mais fortes e menos quebradiças. O colágeno também é um poderoso regenerador de tecidos, além de ser cicatrizante.

Gelatina emagrece?
Verdade – o colágeno presente na gelatina aumenta a sensação de saciedade no organismo. O resultado é que ela pode substituir doces.

Posso aplicar gelatina diretamente nos cabelos?
Mito – A aplicação da gelatina diretamente nos cabelos ou na pele não produz a ação de fortalecimento dos cabelos ou de unhas, além da elasticidade da pele. Para produzir o efeito desejado, a gelatina deve ser ingerida.

Gelatina diminui a flacidez?
Mito – apesar de melhorar a tonicidade da pele, a gelatina sozinha não diminui a flacidez, principalmente durante uma dieta. Não há nenhum estudo que faça essa relação entre consumo de gelatina e diminuição da pele flácida. Hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos são essenciais para tornar a pele mais firme.

Gelatina em pó é melhor do que em cápsulas?
Verdade – cada cápsula de gelatina tem 500 miligramas. Se levarmos em conta que precisamos consumir, diariamente, pelo menos 10 gramas de gelatina, a ingestão seria de pelo menos 20 cápsulas. Para conseguir o consumo diário, basta apenas uma colher de sobremesa da versão em pó para se chegar a esse resultado.

Gelatina é boa para os ossos?
Pouca gente sabe, mas nossos ossos, articulações e cartilagens são, prioritariamente formados por colágeno acrescido de minerais. Com o passar do tempo e a diminuição da produção de colágeno, nossos tendões, ligamentos e músculos ficam mais fracos. Com o uso da gelatina, não só a integridade dos ossos é mantida, como também ocorre a prevenção de doenças como a osteoporose, artrose e outras ligadas aos ossos.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).