Qual a franja ideal para você?

A franja é um tipo de corte que deixa qualquer mulher mais atraente, valorizando o olhar e dando uma cara nova ao visual. Algumas famosas como Angelina Jolie e Rihanna já adotaram franjas e o penteados ficaram super fashion. A franja certa vai de acordo com o tipo do rosto, entretanto é possível fazer algumas modificações na hora de fazer o corte. Tudo deve ser conversado com o cabeleireiro, que poderá sugerir outras opções e formas para deixar o corte mais bonito.
Começando pela franja tradicional, mais cheia e arredonda, ideal para quem tem um rosto de formato oval ou triangular. Ela pode ficar um pouco mais rente a testa ou mais desconectada, conforme a situação. Assim, quando você for a uma ocasião mais séria você pode deixá-la mais próxima ao rosto e quando for para uma balada ou encontro por exemplo, pode usar um pente para deixá-la um pouco mais desfiada, dando um ar mais despojado ao look. Só tenha cuidado para o corte não deixar o rosto muito redondo.
No filme o fabuloso Destino de Amélie Poulain, a protagonista usa uma franja cortada e super curta, ideal para quem tem rosto do tipo oval, já que diminui a testa e dá uma impressão que o rosto ficou menor e mais encorpado. Quem tem um rosto harmônico, pequeno e delicado pode abusar das franjas longas, que pode começar a partir do queixo. Também se destacam que tem rosto oval ou quadrado, principalmente quem tem um cabelo com mais comprimento. A vantagem desse corte é que se quiser disfarçar um pouco é só jogar a franja para trás da orelha que já muda o visual.
Um tipo de franja que combina com vários tipos de rosto é a desfiada, que indicamos principalmente para quem tem um rosto mais redondo ou quadrado. É indicado também ara quem possui um cabelo um pouco maior, abaixo do pescoço já está bom. O desfiado pode começar das maçãs do rosto e até esconder um pouco dos olhos, mas daí vai do gosto do freguês. Quem tem cabelo mais pesado, com mais volume pode usar esse tipo de corte sem medo, pois vai diminuir o volume, mesmo se for repicada a partir do nariz.
A loira Agnetha Fältskog da banda Abba usava uma franja meia lua, cortada reta abaixo das sobrancelhas. Esse tipo de franja foi muito usada na década de 70 e agora voltou com força total. Ela pode ser usada de duas formas, a primeira seguindo o comprimento das laterais do cabelo e outra menor, com as pontas das franjas aneladas para fora. As duas formas chamam a atenção e dão um ar mais rock’n’roll ao visual. Quem possui maçãs do rosto mais salientes ou rosto oval poderá realçar as qualidades da face, contudo quem tem um rosto mais quadrado também pode usar a franja meia lua sem medo. Esperamos ter ajudado na escolha da franja ideal e lembre-se que o cabeleireiro pode auxiliar, afinal é ele quem tem a importante tarefa de deixá-la mais bonita e confiante.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).