Florais de Bach

Você conhece os florais de Bach? Conheça mais sobre esse conceito e como a terapia com floral pode ajudar no seu equilíbrio emocional.

Os florais de Bach são assim chamados por conta do Doutor Bach, um médico bacteriologista e homeopata que acreditou que o extrato de flores e plantas pode trazer equilíbrio aos problemas emocionais. Trata-se da terapia floral, cujo objetivo é ajudar nas emoções e aflorar sua consciência do mundo interior e exterior. Os florais podem sanar diferentes males em que a origem se dá por contas das emoções, sentimentos reprimidos, os quais se não forem tratados podem trazer consequências sérias, tais como conflitos mentais e a doença física. Os florais de Bach originais vêm de 38 essências florais com descoberta entre os anos de 1928 e 1936 pelo Doutor Bach, que deu origem ao nome da terapia.

O Doutor Bach identificou os 38 estados negativos da mente e com as plantas e flores criou um remédio eficaz, após vários anos de pesquisa. Cada um dos florais está associado uma emoção humana, como o Mimilus, que é associado a emoção que sentimos em relação a ansiedade ou um medo em particular. Bach acreditava que a administração dos florais poderia, neste caso, ajudar as pessoas a vencer a ansiedade e o medo, adquirindo a coragem e a força de vontade necessária para enfrentar seus medos e anseios. Além deste mal, foram criados outros florais com o objetivo de elevar a autoestima da pessoa, para que ela pudesse controlar suas emoções ruins sem a necessidade de remédios fortes e que podem trazer efeitos danosos ao organismo.

O sistema de florais foi desenvolvido para ser simples, com a possibilidade de extração das propriedades curativas em um sistema descomplicado. Bach buscou na sabedoria antiga, de hindus, árabes, gregos, romanos quais seriam as flores para a extração de seus remédios. Tudo deveria estar em sintonia com o universo e o início de sua pesquisa era a ligação entre os males com o conflito interno do paciente. Ele acreditava que os conflitos acontecem quando a alma e a personalidade se separam e assim algumas doenças surgem para reconduzir a personalidade à alma. Partindo dessa premissa, Bach afirmou que a raiva, egoísmo, o orgulho, ignorância e outros sentimentos ruins podem agir contra o amor universal.

Os florais agem como uma cura, pois podem trazer virtudes ao corpo e as fontes das doenças são eliminadas. Bach pensava que a cura real está associada a harmonia do ser humano, que tem em seu poder, a capacidade de se elevar em espírito e expressar seu “Eu Superior”. Os florais já chegaram a mais de 70 nações em diferentes produtos, com especificações ideais para diferentes males. As 38 essências com propriedades curativas podem ser encontradas em óleos, cremes e outros cosméticos. Cada um com uma finalidade, como o floral Gorse, para tratar o desespero, o Heather para preocupações e o egoísmo. Eles podem ser combinados quando há diferentes males ou para a prevenção.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Damaris disse:

    Gostei muito da explicação sobre os florais. Gostaria desaber sobre os 38. Que venham mais!