11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Flacidez nas mamas e a mastopexia

mastopexia

Quer levantar os seios? Conheça os tipos de cirurgias mais adequadas.

A cirurgia plástica nunca esteve tão na moda entre as brasileiras. A cada ano, cresce o número de mulheres que chegam no consultório insatisfeitas com alguma parte de seu corpo. E dentre as partes que mais afetam a autoestima da mulher estão os seios. Os seios são uma parte do corpo importantíssima para as mulheres. E quando eles perdem sua beleza e ficam flácidos e caídos, não se tornam nada atraentes.

Para corrigir o problema, uma das alternativas que já se consagraram é a mamoplastia. A mamoplastia é toda e qualquer cirurgia plástica que visa transformar e modificar o formato das mamas da mulher. Tendo como objetivo torná-las mais harmoniosas. E principalmente, proporcionais ao restante de seu corpo.

É possível diminuir, aumentar ou até mesmo alterar a aparência dos seios. Dentre os tipos de mamoplastia mais conhecidos e seguros estão: mamoplastia de aumento, mamoplastia redutora, mamoplastia reconstrutora e a mastopexia, também conhecida como lifting de mamas. Nesse artigo, focaremos no último exemplo.

O que é mastopexia?

mastopexia

A mastopexia, também conhecida como lifting de mamas. É uma técnica cirúrgica que tem como objetivo levantar o tecido das mamas caídas e, em geral, está relacionada com a flacidez dos seios. Muitas mulheres se submetem à técnica e também optam por colocar prótese de silicone. A prótese é utilizada para fins de preenchimento quando existe um menor volume mamário.

O uso de implantes vai depender do excesso de pele, da textura e da densidade do tecido mamário, não apenas da queda do órgão. Com ou sem implante, a cicatriz desse tipo de procedimento pode ser vertical – partindo da aréola até o sulco da mama – periareolar, em L, ou em T invertido.

Existe um grau de flacidez das mamas? 

flacidez-mamaria

 

Sim. A flacidez nos seios tem diferentes graus (pseudopotse, grau I, II e III). A partir do grau 1, a mastopexia (lifting das mamas) já é indicada. Em geral, a mastopexia com prótese, é utilizada para preencher os seios nos casos normal e pseudoptose.

A partir do grau 1, se somente for colocada a prótese. Haverá um preenchimento da mama sem que se resolva a dobra. O que pode ser aceitável em muitos casos. O ideal é que uma mamoplastia seja realizada em pacientes que já tenham mamas mais ou menos definidas, ou seja, a partir dos 18 anos. Há ainda casos especiais onde de assimetrias, quando as mamas tem tamanhos muito diferentes uma da outra.

É só impressão ou meus seios são caídos?

prótese mamária

Antes de mais nada, o mais indicado é procurar um profissional capacitado e marcar uma consulta para saber se sua preocupação realmente tem fundamento. Saber se há ou não a necessidade de se submeter a um procedimento dessa espécie não é uma tarefa muito fácil, mas existe um teste que pode indicar se realmente há a necessidade da cirurgia.

Como é esse teste?

Para descobrir se você pode ser beneficiada com uma cirurgia de levantamento dos seios MANTENHA-SE EM POSTURA ERETA COM OS OMBROS VOLTADOS PRA TRÁS, e coloque um lápis logo abaixo da linha inframamária – linha natural abaixo das mamas. Se o lápis permanecer no mesmo local já é um indício de que a cirurgia pode ser ideal para seu caso. Se, por outro lado, o lápis cair, não é necessário fazer a cirurgia.

Esse teste, porém, não substitui de forma alguma uma consulta mais detalhada, nem a opinião do médico especializado na área. Recomenda-se sempre evitar deixar-se levar por preços atrativos, por motivos de qualidade e, claro, da segurança do paciente. O preço de uma cirurgia não inclui só o trabalho do médico, mas também o material utilizado, a internação hospitalar, equipe médica com auxiliares e anestesista, e próteses quando necessário.

Você também pode gostar de: Precisa fazer sua mastopexia? Saiba por que conciliar com as férias é o ideal.

Saiba mais sobre os procedimentos em: Mastopexia

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).