11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Faça em casa: Banho Detox

Aprenda como preparar o banho detox em casa.

O banho detox já está na rotina de muitas mulheres e, cada vez mais, vem sendo adotado também pelos homens. Tomar banhos medicinais não é algo novo e já era praticado em tempos antigos, com o uso de ervas e flores para relaxar o corpo e tratar lesões. O banho detox ultrapassou os séculos e já se tornou um dos tratamentos relaxantes preferidos das mulheres. É uma forma de trazer relaxamento e, ao mesmo tempo, desintoxicar tudo o que o corpo vai acumulando ao longo da semana, físico e emocionalmente.

Ingredientes que podem ser usados no banho detox:

– ¼ de xícara de sal amargo ou Epsom
– 10 a 20 gotas de óleos essenciais
– 1 xícara de vinagre de maçã orgânico (opcional)
– Gengibre moído (opcional)
– Ervas e pétalas de flores (opcional)

Como fazer o banho detox?

1. Prepare um banho normal de pelo menos 40 minutos. Os primeiros 20 minutos de banheira vão servir para ajudar a tirar as impurezas de seu corpo. Já os últimos 20 minutos, ajudam na absorção dos sais.

2. Adicione os sais de sulfato de magnésio (Epsom). Esse sal ajuda a absorver o magnésio no organismo e combate a hipertensão, liberando toxinas e ajudando na formação de proteínas do tecido cerebral, entre outros benefícios. Eles são, em geral, encontrados em lojas de essências. Para crianças, adicione ½ xícara, para crianças com peso de até 45 Kg, adicione 1 xícara, e para adultos, 2 xícaras.

3. Adicione 1 – ou 2 – xícara(s) de bicarbonato de sódio, conhecido por sua capacidade de remover impurezas, além das propriedades antifúngicas. Ele pode ser encontrado em supermercados e farmácias.

4. Adicione os ingredientes de preferência – gengibre moído, óleos usados na aromaterapia (lavanda, hortelã, melaleuca, eucalipto, etc.) ou 1/2 xícara de vinagre de maçã. Você também pode usar ervas frescas como as flores de lavanda, a camomila, a hortelã, ou optar por pétalas de rosas.

5. Agite os ingredientes na banheira e é só entrar.

Dicas:

Beba, pelo menos, 2 copos de água antes de tomar o banho, já que durante o processo de desintoxicação, o organismo sofre desidratação. Quanto mais tempo ficar, melhores serão os resultados, mas evite ficar muito tempo em água quente porque isso acaba matando as células protetoras. Após o banho detox, você vai se sentir renovada e pronta para seus afazeres. As flores e ervas ajudarão a decorar a água, o que torna tudo mais terapeutico, transportando você para mais perto da natureza. Desligue celular, guarde os livros e peça para não ser incomodada nesse momento, que foi feito só para você e seu corpo.

Não tem banheira? Faça no chuveiro.

Muita gente acha que sem banheira o banho detox é impossível. Se você não tem uma banheira em casa, é possível usar o chuveiro, lembrando, porém, que os resultados não serão os mesmos, já que o corpo não consegue ficar submerso na água quente. Se quiser experimentar, após lavar o banheiro, e com o ralo fechado, basta jogar os ingredientes e deixar os pés imersos na água. Se você tiver um banquinho para sentar e deixar a água do chuveiro escorrer durante alguns minutos, será mais relaxante. Você também pode desligar o chuveiro derramando lentamente bacias da água preparada sobre o corpo.

CTA Assine o BLOG Dra Luciana Pepino 2
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).