11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Explante Mamário: por que fazer esse procedimento?

Adesão ao explante mamário cresce e diferentes motivações explicam aumento da procura pelo procedimento!

O explante mamário consiste na cirurgia plástica para remoção da prótese de silicone sem a colocação de uma nova, mantendo os seios naturais da mulher após o procedimento.

O explante mamário é diferente do procedimento de substituição da prótese, pois o objetivo é a remoção do silicone, não inserindo uma nova prótese.

Essa técnica tem se tornado mais comum e diferentes motivações explicam porque as paciente estão mais interessadas no procedimento. Saiba mais a seguir!

Quais as motivações do explante mamário?

O explante mamário pode ser realizado na época indicada pelo cirurgião plástico como adequada para substituição da prótese ou mesmo ser feito antes disso se for o desejo da paciente. Conheça a seguir os principais motivos para realização desse procedimento.

Estética

A questão estética mudou muito nos últimos anos e se, antigamente, muitas mulheres se sentiam inclinadas a realizar procedimentos estéticos visando adequar-se a padrões de beleza, atualmente o respeito às individualidades tem aumentado à auto-aceitação.

Mesmo antes, um aspecto sempre frisado pelos cirurgiões plásticos é que intervenções estéticas só fossem realizadas quando a paciente sentia-se incomodada com alguma característica.

Ainda assim, entendemos que a existência de padrões de beleza influencia no processo de aceitação do próprio corpo.

Portanto, a maior liberdade e empoderamento feminino combatendo a existência de padrões de beleza influenciaram para que muitas mulheres aceitassem mais características pessoas, como seios pequenos.

Saúde

Outra questão relevante que justifica a procura pelo explante mamário é a saúde, pois recentemente foram identificadas patologias diretamente relacionadas à prótese de silicone.

Uma dessas doenças é o linfoma de células anaplásicas na cápsula da prótese. Trata-se de um tipo de câncer do sistema imunológico que tem como tratamento recomendado a remoção da prótese.

O linfoma anaplásico de grandes células (ALCL) foi descrito na área médica em 1997 pela primeira vez e trata-se de uma ocorrência extremamente rara, com 70 casos identificados no mundo até 2015.

Quem pode fazer o explante mamário?

Outra patologia identificada foi a Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA), que também consiste em uma alteração imunológica rara e que pode acometer pacientes com predisposição genética ao problema.

Em ambos os casos, o explante mamário é indicado, pois as células de defesa do organismo não aceitam a prótese de silicone.

Conforto

O silicone não apresenta nenhum desconforto às pacientes, no entanto, a substituição periódica é necessária com base em avaliações médicas específicas, como exames para verificar a integridade da prótese.

Com a idade, muitas pacientes estão optando pelo explante mamário quando precisam ser submetidas à mamoplastia para substituição, pois não desejam, principalmente com a idade mais avançada, terem que realizar nova intervenção cirúrgica futuramente.

O cirurgião plástico responsável pelo explante mamário vai avaliar as características da paciente para determinar se serão necessárias técnicas diversas para garantir uma estética satisfatória após a retirada da prótese, como remoção do excesso de pele ou uso de gordura autógena para preenchimento.

O ideal é que a paciente busque auxílio médico especializado se identificar qualquer alteração estética ou física no silicone ou mesmo se começar a ter sintomas sem causa aparente, buscando um diagnóstico correto.

Com a revisão da prótese o cirurgião plástico poderá verificar se o silicone está integro e a opção pelo explante mamário pode ocorrer em decorrência das diferentes motivações apresentadas, tanto estéticas quanto de saúde.

 

Faça parte do nosso grupo no Telegram e fique por dentro do dia a dia da clínica, além de informações exclusivas sobre beleza, bem-estar e eventos que só vão acontecer para este canal.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).