Menu

Exercícios alternativos para manter a boa forma

Exercícios alternativos

Eis aqui algumas dicas para quem não é tão fã de ir à academia, mas quer queimar as gordurinhas

Nem todo mundo tem a oportunidade de malhar na academia, mas há exercícios alternativos que podem ser inseridos na rotina sem se preocupar em gastar dinheiro. A temporada de calor está cada vez mais próxima, o que faz as pessoas quererem ainda mais queimar as gordurinhas adquiridas no inverno. Claro que pode ser difícil em meio a tanto estresse, mas, aderir uma atividade física na rotina, ajuda e muito não só na forma física, como também para diminuir a ansiedade, render uma boa noite de sono e deixar o corpo e a mente mais relaxados.

Muitas pessoas associam os exercícios alternativos com o ritmo da rotina. Claro que caminhar até o ponto de ônibus gera queima de calorias, mas, para subir as escadas, por exemplo, é preciso usar roupas e sapatos adequados. Afinal, de nada adiantará investir na subida uma vez ou outra de salto alto, de bolsa ou de mochila. Fazer isso em excesso pode comprometer a coluna, sem contar que as mulheres podem encarar as temidas varizes. Subir escadas pode dar aquela preguiça, mas, para te motivar, essa prática ajuda a tornear as pernas e os glúteos.

Pular corda é outro na lista de exercícios alternativos que você pode praticar quando chegar em casa. Ele queima bastante calorias e pode ser feito em qualquer lugar, até mesmo diante da televisão. Além de dizer adeus às gordurinhas, essa atividade contribui para turbinar as coxas, as pernas e o bumbum, combate a celulite, melhora o condicionamento cardiovascular e fortalece o abdome. Assim como qualquer exerício físico, esse pede alguns dias de repouso. Pratique-o 3 vezes por semana, em dias intercalados, para que os músculos descansem.

Dentre os exercícios alternativos que se pode inserir na rotina também é a dança. Afastar o sofá da sala e aumentar o som é uma opção para quem não tem como ir à academia para dar uma malhada. Trata-se de uma atividade aeróbica que também ajuda na perda de alguns quilinhos e é possível encontrar o estilo favorito. Para quem procura lugares especializados, é uma forma de cuidar da saúde e de fazer novos amigos. Assim como pular corda, a dança também contribui para o aumento de gasto de energia e ajuda no emagrecimento.

A ginástica acrobática também faz parte das opções de exercícios alternativos que tem se tornado cada vez mais populares entre as mulheres, pois desenvolve a consciência corporal, melhora o condicionamento físico e fortalece os músculos do corpo por exigir equilíbrio. Por ser uma modalidade olímpica, isso não quer dizer que uma pessoa não pode praticá-la com o intuito de beneficiar a saúde, pois há academias que oferecem essa atividade para fins de condicionamento físico e para tornear os músculos.

Antes de ingressar na prática de qualquer atividade física, não pule a parte mais importante que é consultar um médico. Por meio disso, evitam-se acidentes e lesões. Não se esqueça de também manter uma dieta balanceada.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).