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Eliminar o excesso de peso

7 estratégias para se livrar do excesso de peso

Saiba como perder peso de forma saudável e duradoura com hábitos e procedimentos

O excesso de peso pode comprometer a saúde, autoestima e estabilidade emocional de pacientes, de forma que um suporte especializado é fundamental para identificar as causas do ganho de peso e tratá-lo.

Para mulheres na pré-menopausa, por exemplo, o ganho de peso é favorecido por fatores hormonais, quando o organismo passa por mudanças significativas que torna mais difícil perdê-lo e faz com que a gordura extra concentre-se na região abdominal.

Portanto, é fundamental que a paciente com excesso de peso adote estratégias proativas para emagrecer e alcançar os resultados de saúde e estéticos desejados. Confira!

Como perder o excesso de peso com 7 dicas

O ganho de peso é influenciado por diversos fatores, de forma que a perda desse peso adicional também demanda a adoção de várias estratégias conjuntamente. A seguir confira quais são elas!

1. Alimentação

A alimentação é um dos pilares mais importantes da perda de peso com saúde. Destacamos que dietas malucas não são boas opções, sendo que a paciente deve investir em uma reeducação alimentar.

Outra questão relevante é que se alimentar corretamente não depende apenas do que você come, mas também da frequência e cuidados com a alimentação, como:

  • adote intervalos regulares para fazer as refeições, preferindo a distribuição de pequenas refeições ao longo do dia;
  • tenha uma dieta mais baseada em alimentos ricos em fibras e proteínas que ajuda na sensação de saciedade e regulação intestinal que contribuem no emagrecimento;
  • opte sempre por alimentos naturais em vez dos processados, priorizando frutas, verduras e legumes na dieta;
  • não corte totalmente opções “menos saudáveis” que você gosta como chocolate, mas reduza o consumo;
  • evite ficar em jejum ou alimentar-se de forma insuficiente, essas práticas não garantem uma perda de peso saudável e duradoura.

Portanto, além de avaliar o que come é importante verificar também a frequência e consistência dos hábitos alimentares.

2. Exercícios físicos

Mesmo que pareça clichê, a alimentação deve ser unida aos exercícios físicos, pois essa combinação é a mais eficaz para se livrar do excesso de peso.

O ideal é praticar exercícios aeróbicos que vão ajudar na queima de calorias e, consequentemente, perda do peso. Eles incluem opções como caminhada, corrida, natação, bicicleta, jump e outros.

Para definição corporal os exercícios localizados são mais recomendados, dessa forma, a indicação é musculação ou atividades como abdominal, flexão de braços e agachamento.

3. Hábitos saudáveis

O excesso de peso pode ser motivado por fatores diversos como estresse, insônia, ansiedade, medicamentos e outras condições relacionadas aos hábitos de vida em geral. Por essa razão algumas recomendações incluem:

  • dormir bem;
  • evitar uma rotina estressante;
  • não se automedicar;
  • beber bastante água durante o dia.

Lembre-se que para emagrecer, além de adotar hábitos saudáveis, a recomendação é que eles sejam contínuos.

4. Auxílio psicológico

Não são incomuns os casos de ganho de peso em decorrência de compulsão alimentar ou problemas psicológicos associados, como depressão, ansiedade e outros.

Para esses casos, o emagrecimento e controle do peso estão diretamente associados ao tratamento psicológico. Dessa forma, se identificar uma predisposição por comida não relacionada à fome pode ser necessário buscar ajuda especializada.

Dicas para eliminar peso

5. Acompanhamento multidisciplinar

Como vimos, a menopausa é um dos fatores que podem provocar o ganho de peso. Outra mudança hormonal que apresenta o mesmo resultado é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Dessa forma, em alguns casos, o controle de peso pode demandar um acompanhamento multidisciplinar envolvendo o ginecologista, endocrinologista, nutricionista e outros especialistas.

6. Procedimentos estéticos

Alguns procedimentos estéticos ajudam na perda de peso e definição corporal, sendo que a indicação exata deve ser realizada por um cirurgião plástico após avaliação detalhada do caso. Entre as técnicas recomendadas destacam-se:

  • drenagem linfática: com movimentos intensos, a drenagem linfática ajuda a amenizar a retenção de líquidos e eliminar a linfa, o que ajuda na redução de medidas;
  • massagem modeladora: a massagem modeladora envolve movimentos intensos para promover modelação da silhueta, redução da gordura localizada, inchaço e medidas;
  • carboxiterapia: a carboxiterapia envolve a injeção de gás carbônico no tecido subcutâneo com o objetivo de amenizar gordura localizada, celulite, estrias e flacidez.

A definição do procedimento estético mais adequado depende das expectativas da paciente com a técnica.

7. Cirurgias plásticas

Em geral, as cirurgias plásticas não são recomendadas como opções para perder peso, pois a obesidade pode resultar em complicações cirúrgicas e pós-operatórias e não entregar resultados satisfatórios.

Ainda assim, algumas técnicas podem ajudar pacientes que conseguiram perder o excesso de peso, mas que ainda não estão completamente satisfeitos com a estética corporal, como:

  • lipoaspiração: técnica que visa a eliminação de gordura localizada como nos flancos, abdômen, costas, glúteos, joelhos e outras áreas. Por remover as células adiposas a técnica promove um resultado duradouro na amenização desses depósitos;
  • abdominoplastia: cirurgia plástica que visa a remoção do excesso de pele e flacidez da região do abdômen, sendo indicada principalmente para pacientes que perderam o excesso de peso, como após uma cirurgia bariátrica ou múltiplas gestações.

Os procedimentos também podem ser associados com o objetivo de entregar um resultado mais satisfatório e completo à paciente.

A definição de qual técnica é a mais indicada deve se realizada com auxílio de um cirurgião plástico de confiança que vai avaliar a perda do excesso de peso e também as expectativas da paciente com a cirurgia.

Agende agora a sua consulta!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

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Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

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Deixe o seu comentário

  1. Conceição de Maria Carvalho

    Gostaria de ler mais algo sobre celulites.... como elimina las?

    responder
    1. Dra. Luciana Pepino

      Olá, bom dia! Você pode ver mais sobre esse assunto neste link: https://admin.lucianapepino.com.br/?s=celulite&post_type=post. Para entrar em contato, aqui estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz. Atenciosamente, Equipe Dra. Luciana Pepino.

      responder

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