11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

7 estratégias para se livrar do excesso de peso

Eliminar o excesso de peso

Saiba como perder peso de forma saudável e duradoura com hábitos e procedimentos

O excesso de peso pode comprometer a saúde, autoestima e estabilidade emocional de pacientes, de forma que um suporte especializado é fundamental para identificar as causas do ganho de peso e tratá-lo.

Para mulheres na pré-menopausa, por exemplo, o ganho de peso é favorecido por fatores hormonais, quando o organismo passa por mudanças significativas que torna mais difícil perdê-lo e faz com que a gordura extra concentre-se na região abdominal.

Portanto, é fundamental que a paciente com excesso de peso adote estratégias proativas para emagrecer e alcançar os resultados de saúde e estéticos desejados. Confira!

Como perder o excesso de peso com 7 dicas

O ganho de peso é influenciado por diversos fatores, de forma que a perda desse peso adicional também demanda a adoção de várias estratégias conjuntamente. A seguir confira quais são elas!

1. Alimentação

A alimentação é um dos pilares mais importantes da perda de peso com saúde. Destacamos que dietas malucas não são boas opções, sendo que a paciente deve investir em uma reeducação alimentar.

Outra questão relevante é que se alimentar corretamente não depende apenas do que você come, mas também da frequência e cuidados com a alimentação, como:

  • adote intervalos regulares para fazer as refeições, preferindo a distribuição de pequenas refeições ao longo do dia;
  • tenha uma dieta mais baseada em alimentos ricos em fibras e proteínas que ajuda na sensação de saciedade e regulação intestinal que contribuem no emagrecimento;
  • opte sempre por alimentos naturais em vez dos processados, priorizando frutas, verduras e legumes na dieta;
  • não corte totalmente opções “menos saudáveis” que você gosta como chocolate, mas reduza o consumo;
  • evite ficar em jejum ou alimentar-se de forma insuficiente, essas práticas não garantem uma perda de peso saudável e duradoura.

Portanto, além de avaliar o que come é importante verificar também a frequência e consistência dos hábitos alimentares.

2. Exercícios físicos

Mesmo que pareça clichê, a alimentação deve ser unida aos exercícios físicos, pois essa combinação é a mais eficaz para se livrar do excesso de peso.

O ideal é praticar exercícios aeróbicos que vão ajudar na queima de calorias e, consequentemente, perda do peso. Eles incluem opções como caminhada, corrida, natação, bicicleta, jump e outros.

Para definição corporal os exercícios localizados são mais recomendados, dessa forma, a indicação é musculação ou atividades como abdominal, flexão de braços e agachamento.

3. Hábitos saudáveis

O excesso de peso pode ser motivado por fatores diversos como estresse, insônia, ansiedade, medicamentos e outras condições relacionadas aos hábitos de vida em geral. Por essa razão algumas recomendações incluem:

  • dormir bem;
  • evitar uma rotina estressante;
  • não se automedicar;
  • beber bastante água durante o dia.

Lembre-se que para emagrecer, além de adotar hábitos saudáveis, a recomendação é que eles sejam contínuos.

4. Auxílio psicológico

Não são incomuns os casos de ganho de peso em decorrência de compulsão alimentar ou problemas psicológicos associados, como depressão, ansiedade e outros.

Para esses casos, o emagrecimento e controle do peso estão diretamente associados ao tratamento psicológico. Dessa forma, se identificar uma predisposição por comida não relacionada à fome pode ser necessário buscar ajuda especializada.

Dicas para eliminar peso

5. Acompanhamento multidisciplinar

Como vimos, a menopausa é um dos fatores que podem provocar o ganho de peso. Outra mudança hormonal que apresenta o mesmo resultado é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Dessa forma, em alguns casos, o controle de peso pode demandar um acompanhamento multidisciplinar envolvendo o ginecologista, endocrinologista, nutricionista e outros especialistas.

6. Procedimentos estéticos

Alguns procedimentos estéticos ajudam na perda de peso e definição corporal, sendo que a indicação exata deve ser realizada por um cirurgião plástico após avaliação detalhada do caso. Entre as técnicas recomendadas destacam-se:

  • drenagem linfática: com movimentos intensos, a drenagem linfática ajuda a amenizar a retenção de líquidos e eliminar a linfa, o que ajuda na redução de medidas;
  • massagem modeladora: a massagem modeladora envolve movimentos intensos para promover modelação da silhueta, redução da gordura localizada, inchaço e medidas;
  • carboxiterapia: a carboxiterapia envolve a injeção de gás carbônico no tecido subcutâneo com o objetivo de amenizar gordura localizada, celulite, estrias e flacidez.

A definição do procedimento estético mais adequado depende das expectativas da paciente com a técnica.

7. Cirurgias plásticas

Em geral, as cirurgias plásticas não são recomendadas como opções para perder peso, pois a obesidade pode resultar em complicações cirúrgicas e pós-operatórias e não entregar resultados satisfatórios.

Ainda assim, algumas técnicas podem ajudar pacientes que conseguiram perder o excesso de peso, mas que ainda não estão completamente satisfeitos com a estética corporal, como:

  • lipoaspiração: técnica que visa a eliminação de gordura localizada como nos flancos, abdômen, costas, glúteos, joelhos e outras áreas. Por remover as células adiposas a técnica promove um resultado duradouro na amenização desses depósitos;
  • abdominoplastia: cirurgia plástica que visa a remoção do excesso de pele e flacidez da região do abdômen, sendo indicada principalmente para pacientes que perderam o excesso de peso, como após uma cirurgia bariátrica ou múltiplas gestações.

Os procedimentos também podem ser associados com o objetivo de entregar um resultado mais satisfatório e completo à paciente.

A definição de qual técnica é a mais indicada deve se realizada com auxílio de um cirurgião plástico de confiança que vai avaliar a perda do excesso de peso e também as expectativas da paciente com a cirurgia.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Conceição de Maria Carvalho disse:

    Gostaria de ler mais algo sobre celulites….
    como elimina las?