Drenagem linfática na recuperação das cirurgias plásticas

Drenagem Linfática

Entenda a importância da drenagem linfática durante o período pós-operatório.

A cirurgia plástica nunca esteve tão em alta e, a cada ano, cresce o número de mulheres que estão insatisfeitas com seu corpo e decidem passar por um procedimento cirúrgico a fim de não só obter as curvas desejadas. Mas principalmente para melhorar sua autoimagem e recuperar sua autoestima.

O número de cirurgias plásticas que pedem por um tratamento estético complementar é grande. Uma vez que esses tratamentos visam acelerar o processo de recuperação e minimizar as agressões. O que consequentemente contribui para a obtenção de melhores resultados.

Dentre todos os tratamentos estéticos que se indica fazer após uma cirurgia plástica. A drenagem linfática aparece no topo da lista. Quem já se submeteu à uma cirurgia plástica sabe que a drenagem linfática é uma grande aliada para ajudar no processo pós-operatório. Hoje, vamos abordar um pouco mais sobre a drenagem linfática.

 

drenagem linfatica manual

O que é drenagem linfática?

Drenagem linfática é um procedimento estético que caiu nas graças das brasileiras e é realizado não só no país, mas em todo o mundo. A drenagem linfática pós-cirúrgica é extremamente recomendada em cirurgias plásticas como a mamoplastia, prótese de mama, ginecomastia, lipoaspiração, abdominoplastia, blefaroplastia, lifting facial por exemplo, por se tratar de um procedimento que ajuda a reduzir o inchaço causado pela cirurgia.

A drenagem também acelera a regeneração da área porque ativa a circulação do tecido. Diminuindo consideravelmente o processo inflamatório. Quando o organismo sofre um trauma, a tendência é a área afetada reter líquido e, no caso da cirurgia plástica, substâncias como soro fisiológico, sangue e secreção também podem se acumular ao redor da área operada.

Isso tudo pode causar dor, inchaço, desconforto, falta de sensibilidade, entre outros sintomas que não são nada agradáveis. A eliminação de todos os sintomas acontecerá gradualmente. Mas será acelerada pela drenagem linfática que encaminha esse líquido excedente no tecido para os vasos linfáticos.

Após determinado tempo de pós-operatório, não somente o edema mas também a parte cicatricial será trabalhada pelos fisioterapeutas, especializados em dermatofuncional. Estes profissionais entendem o processo de formação da cicatriz e passam a manipulá-la. Muitas vezes utilizam aparelhos como o ultrassom. Para evitar áreas de retração e fibrose, que prejudicaria o resultado da cirurgia.

drenagem linfatica beneficios

Quando fazer a drenagem linfática?

O ideal é nunca iniciar as sessões de drenagem no período pós-operatório sem antes ter verificado com o cirurgião plástico se é o melhor momento para recorrer ao procedimento. Assim que você estiver pronta para dar início às sessões de drenagem linfática. O cirurgião dará o sinal verde. Em algumas clínicas de cirurgia plástica existem fisioterapeutas que trabalham diretamente com os cirurgiões. Sendo da confiança do profissional o trabalho muitas vezes poderá ser iniciado precocemente. 

Vale lembrar que nem todas as drenagens linfáticas são específicas para pós-operatório. Assim como nem todos os profissionais tem capacitação para este tipo de trabalho. Que envolve conhecimento específico e cuidados que vão muito além de uma massagem, já que se trata de um pós-cirúrgico. Onde uma manipulação inadequada pode estragar o resultado final

Em média, são indicadas até 10 sessões – dependendo da cirurgia e do grau complexidade. Durante as sessões de drenagem linfática, o tecido é trabalhado de forma adequada para que não haja nenhum tipo de complicação no tecido.

Através de movimentos suaves, calculados e direcionados para o seu caso. A drenagem linfática vai poder acelerar a cicatrização, remover toxinas, desinchar e contribuir para que o processo do pós-operatório não seja tão doloroso e traga mais conforto para a paciente.

Você também pode gostar de: Tudo o que você precisa saber sobre abdominoplastia.

Conheça mais sobre: Drenagem Linfática

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).