Menu

Cuidados essenciais com os pés

Pés, um bem a preservar.

Para se preservar a saúde dos pés é recomendável manter sempre as unhas cortadas. Deve ser usado um cortador próprio. Após o corte, os acabamentos podem ser feitos com uma lixa. O corte deve sempre ser feito acima dos cantos, acompanhando o formato dos dedos. As unhas retas normalmente acumulam sujidade e arranham as peúgas.

Os pés podem ter mau cheiro, e sofrer de micoses e frieiras. Uma das principais causas é a umidade. Para se evitar a umidade é recomendável que se realize uma boa secagem no espaço entre os dedos e ao redor das unhas. Deve, após este procedimento, aplicar um desodorante específico para pés, que funciona melhor que o convencional pó de talco. O indivíduo deve usar meias de algodão, que devem ser trocadas todos os dias. Os sapatos devem ser arejados, e colocados ao sol com frequência. Também devem ser trocados com regularidade. As meias de algodão são muito úteis, pois protegem o pé do atrito. Seja como for, quem tiver bolhas deve procurar uma ajuda mais especializada, através de um podólogo. As bolhas podem surgir devido a um mau andar. Há também nas farmácias bons protetores de calos.

A pele dos pés, quando não devidamente tratada, tende a ressecar e a enfraquecer. Não deve usar uma lixa em circunstância alguma. Use, ao invés, um bom esfoliante antes do banho. O esfoliante deve ser aplicado em pele seca, com particular incidência na zona dos calcanhares. Após o banho é recomendável o uso de um hidratante. Não deve, contudo, passar o hidratante por entre os dedos.

A ajuda especializada é sempre um ótimo caminho. No caso dos pés, o acompanhamento permanente por parte de um podólogo, ou de um dermatologista, permite uma opinião mais avalizada. A prática esportiva pode causar transtornos no pés. Procure usar sempre equipamento confortável e que não machuque os pés. No caso do futebol, por exemplo, são vários os casos de pele machucada, por contacto continuo com a bola. É um tipo de problema que pode ser agravado com o tempo. Procure a melhor informação e todos os melhores cuidados. Em caso de aconselhamento procure modificar, através de pequenos exercícios, a forma como anda ou se desloca.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).