11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Cuidado: Veja alimentos que podem escurecer

Cuidado: Veja os alimentos que podem escurecer os dentes

Ter dentes brancos hoje em dia não é só uma questão de higiene, mas passa também uma melhor impressão aos outros e mostra que você toma os devidos cuidados para tratar de sua saúde bucal. Além disso, um dente mais branco e vibrante tem o poder de levantar o astral de muita gente, diferente de um dente escurecido e sem vida. Porém, com o passar dos anos e com a ingestão excessiva de certas substâncias isso pode afetar seus dentes. Grande parte dos causadores de escurecimento do esmalte dos dentes são os alimentos e, quando consideramos a dieta moderna, manter os dentes brancos fica ainda mais complicado. Existe uma errônea impressão de que os causadores do escurecimento são somente alimentos insalubres, mas já se sabe que o escurecimento também ocorre através de alimentos adotados na dieta saudável, deixando os dentes mais com aspecto mais amarelado e sem vida.

Alguns fatores como a morte da polpa dental, cigarros, produto de má qualidade utilizado em um tratamento de canal e uso excessivo e prolongado de antibióticos podem causar escurecimento dos dentes e, em certos casos, o aparecimento de manchas. Entretanto, existem certos alimentos que afetam diretamente a coloração dos dentes de forma progressiva e intensificada. Um exemplo clássico disso é o mundialmente adorado café, que sem sombra de dúvidas é o vilão número 1 da lista contra dentes brancos. O café contém substâncias que mancham o esmalte dos dentes de forma rápida e efetiva. Em segundo lugar, vem o vinho tinto, que devido a sua coloração forte facilita o escurecimento do esmalte dos dentes. O chá, a amora, a beterraba e o açaí também entram na lista como vilões dos dentes brancos.

Por último, mas não menos importantes, temos os refrigerantes, energéticos, sucos naturais e bebidas alcoólicas. Refrigerantes promovem uma espécie de erosão ácida, que danifica o esmalte dos dentes além das substâncias que dão a coloração desejada ao líquido. Quanto às bebidas alcoólicas, devido às suas substâncias corrosivas, além de ajudarem no escurecimento dos dentes, trazem paralelamente outros problemas de saúde que merecem atenção, tais como o enfraquecimento do tecido bucal e, porconsequência, a vulnerabilidade ao câncer.

Mas então como posso fazer para diminuir o impacto?

O ideal, por exemplo, e que de preferência deve ser feito logo após a ingestão de uma taça de vinho ou xícara de café, é dar uma boa enxaguada na boca com água, para que assim a tinta contida no líquido seja expelida do esmalte dos dentes. O impacto também pode ser reduzido com o uso contínuo de pastas e produtos para bochecho com agentes clareadores.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. eliana morais disse:

    Gostaria de saber si tem jeito de faser um clareamento interno pois fiz um canal e meu dente escureceu fica parecendo que estar Com caren fico muito encomodada já fui hem vários profissionais e eles falam sempre a mesma coisa e também qual e o clareamento mais indicado sei que existem vários qual e melhor pra quem ganha pouco como eu des de já agradeço