Esses alimentos parecem, mas não são saudáveis

Veja 5 alimentos que só são saudáveis na aparência.

Ontem, hoje e amanhã, a alimentação sempre estará influenciando diretamente em nossas vidas. A forma como nos alimentamos é a forma como nosso corpo irá responder aos estímulos e hábitos do cotidiano, além de repercutir no funcionamento de nosso organismo como um todo. O humor, a sensação térmica, o estresse, a ansiedade, a aparência, a saúde e a própria condição física são alguns dos principais alvos da má alimentação. E especialmente no mundo frenético em que vivemos hoje, fica muito difícil ter tempo para nos alimentarmos de forma adequada. Com o intuito de sanar esse problema e perder medidas ou ter uma dieta mais saudável, muitas mulheres resolvem entrar em dietas e jejuns absurdos, enquanto outras apelam para as cirurgias plásticas. O fato é que, hoje, a maioria dos alimentos disponíveis no mercado não são bons para a saúde e, muitos deles, apesar de parecerem saudáveis, são, na verdade, alimentos que trazem efeitos contrários e acabam até contribuindo para o ganho de peso de muitas brasileiras.

Listamos abaixo 5 alimentos que são aparentemente saudáveis, mas que, na verdade, podem contribuir para o ganho de peso e desenvolvimento de muitas doenças tanto físicas como psíquicas.

Barrinha de cereal
A aveia é, de fato, um dos alimentos mais saudáveis e presentes na dieta moderna. Já as barrinhas de cereal, que são ricas em fibras e proporcionam mais saúde ao nosso corpo, apresentam muito carboidrato em sua forma refinada, isto é, sacarose, açúcar, xarope de glicose e outras substâncias (flocos de arroz e flocos de milho) bastante prejudiciais ao nosso organismo. A barrinha de cereais só é recomendável para quem faz atividades físicas intensas porque ajuda a repor as energias. Caso contrário, ela irá ajudar a engordar ainda mais, diminuindo os efeitos das atividades físicas. Além disso, esse tipo de barrinha costuma ter um alto índice de glicose, podendo ser uma bomba para diabéticos.

Peito de peru
Apesar do peito de peru ser tido como uma alternativa para o presunto, esses dois alimentos têm praticamente a mesma quantidade de gordura e sódio, pois são resultado da mistura de peles e carnes. Com a intenção de manter o produto consumível por mais tempo, as empresas utilizam nitratos e nitritos, que são substâncias químicas que causam câncer se forem muito consumidas. Portanto, o ideal é evitar comer alimentos processados e embutidos, incluindo a salsicha, o presunto e a mortadela. Se for consumi-los, prefira-os na versão sem gordura.

Suco de caixinha
Bebidas como o néctar da fruta possuem mais açúcar do que refrigerantes. A média é de 210 ml para duas colheres de sopa, além de possuir uma enorme quantidade de sódio, substância que sobrecarrega fígado e rins, aumentando as chances de pressão alta, sem contar com os aromas artificiais e outras substâncias que fazem mais mal à saúde do que bem. O ideal é sempre preferir chás, sucos naturais e principalmente água, que, mesmo ingerida diariamente, não traz nenhum malefício, mas pelo contrário!

Iogurte
Os iogurtes são saudáveis se consumidos com moderação. Em geral, eles têm muito pouca gordura e são fonte de ferro e cálcio. Além disso, são muito bons para a manutenção da saúde do intestino – versão sem lactose – e não tem nenhum tipo de aromatizante em sua composição. Já as bebidas lácteas possuem gordura trans e saturada, contribuindo para o aumento do colesterol. Por isso, é importante analisar o rótulo e verificar a porcentagem de gordura do produto, lembrando-se de que o iogurte é benéfico, assim como qualquer outro alimento, apenas quando é consumido em moderação.

Temperos prontos
A grande maioria dos temperos prontos tem muito mais sódio e substância química do que a gente pensa. Entre essas substâncias está o glutamato monossódico, que ajuda a dar mais sabor, criando um tipo de vício. Seu gosto é mais intensificado e, quando ele não é utilizado, o sabor fica comprometido. Por isso, sempre que for cozinhar e quiser preparar um molho, opte por uma versão mais natural ou por ervas frescas para otimizar ainda mais o sabor do prato.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).