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Esportes: uma alternativa para quem não gosta de musculação

Conheça outras opções para deixar seus músculos definidos

Adorado por diversos entusiastas dos exercícios físicos, o típico ambiente apresentado pelas academias nunca foi unanimidade. Não faltam motivos para desistir de frequentar esses espaços. Muitas pessoas ficam extremamente constrangidas ao exporem seus corpos a diversos estranhos e se sentem incomodadas com tipo e o volume da música, que é constantemente executada (às vezes, excessivamente alto). Some-se a isso o contínuo revezamento dos aparelhos que, além de acumular o suor de todos ainda exigem uma desgastante reconfiguração, já que as necessidades dos praticantes são totalmente subjetivas. Tudo isso leva muita gente a desistir da musculação.

No entanto, você não precisa se limitar às atividades físicas disponibilizadas pelas academias para entrar em forma e fortalecer sua massa muscular. Felizmente, existem excelentes alternativas. Dentre elas, a prática de esportes recebe um merecido destaque. Assim, experimente mergulhar no universo da natação. Esse esporte é famoso por proporcionar um intenso trabalho a todos os conjuntos de músculos do corpo humano. Logo, nadar é uma ótima escolha para deixar, simultaneamente, toda a massa muscular definida. Além disso, a natação aprimora, significativamente, as funções do sistema respiratório, que passa a funcionar mais fluidamente.

Outros esportes também chamam a atenção quando o intuito é a revitalização dos músculos. Caso dispense a natação, você ainda poderá selecionar o seu esporte favorito dentre, por exemplo, o basquete, o vôlei, o futebol e o ciclismo. O último, particularmente, também ganha evidência porque, assim como a natação, promove o enrijecimento de diversos conjuntos musculares, especialmente aqueles situados nas regiões das pernas. Pedalar também agrega outros benefícios, tais como a melhora da frequência cardíaca. Por essas e outras razões, essa atividade é uma das mais indicadas às pessoas que estão muito acima do peso, pois é um esporte de baixo impacto, contribuindo para a preservação das articulações das pernas.

Por fim, quando você estiver selecionando qual esporte praticar, vale muito a pena levar em consideração as artes marciais. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, modalidades como o krav magá, o kunf fu, o aikido e o boxe não são, necessariamente, violentas. Ademais, todas as citadas — e muitas outras — oferecem uma transformação plena, tanto física quanto mentalmente. Como se vê, as opções são variadas. Mas, antes de sair exercendo qualquer atividade física, lembre-se de procurar orientação médica para se certificar de que não existe qualquer tipo de impedimento à prática definida.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).