11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

4 Aromas para você usar na sua casa

Eles despertam a sensação de conforto, apetite ou ajudam a relaxar. Veja como preparar 4 fragrâncias para a sua casa.

Estimular os sentidos através do olfato é uma das mais antigas habilidades humanas. Ao cozinhar, ao nos perfumarmos, ao aromatizarmos um ambiente estamos passando um recado, mostrando nossa personalidade, despertando lembranças.

Cada pessoa exala um tipo de fragrância natural diferente, que encontra pares pelos caminhos da vida ou repelem antagonistas naturais. Da mesma forma a casa deve ter um cheiro acolhedor e aconchegante, que sinaliza para os nossos sentidos primários de que aquele é o nosso lugar e que lá estamos seguros.

Assim, é possível influenciar sentimentos e sensações através dos cheiros, tanto que desde a Antiguidade os óleos essenciais já era utilizados não só para perfumar as pessoas mas também para tornar os ambientes adequados a determinadas situações. Veja como fazer quatro aromas que vão deixar sua casa muito mais gostosa e atraente para você e quem você gosta.

Hoje em dia é muito fácil deixar a casa suavemente perfumada, odorizadores industriais, velas perfumadas, difusores, incensos e óleos essenciais são encontrados de todas as fragrâncias e tipos no mercado. Mas você também pode fazer o seu próprio aroma, em casa, com bastante facilidade.

Aqui mostraremos como fazer quatro fragrâncias, que você pode usá-las como base para criar o seu próprio cheirinho. Antes, no entanto, veja que cada ambiente tem um tipo ideal de aroma.

O quarto, por exemplo, por ser um ambiente de descanso, merece os mais suaves, que deem uma sensação relaxante, normalmente na linha das lavandas.

Para a sala, onde há uma maior circulação de pessoas, os aromas herbais e cítricos são os mais indicados por serem menos enjoativos. Já no banheiro o cheirinho deve dar a sensação de limpeza, como os de eucalipto e pinho. E na cozinha o que deve prevalecer é o aroma dos alimentos, então os cítricos suaves são os mais indicados para não “brigar” com o da comida.

Veja como fazer

Cítrico, com casa de laranja ou tangerina. Pegue um recipiente de vidro (pode ser um copo grande) e coloque a medida dele de água para ferver em uma panela com as cascas e cravos da índia. Desligue o fogo quando começar a surgir um aroma agradável, deixe esfriar e o coloque no recipiente de vidro e este em cima de um réchaud de velas. Ideal para salas e cozinhas.

Você também pode fazer com ¼ de maça em fatias finas, 1 limão pequeno em rodelas e 1 galho pequeno de alecrim fresco. Essa segunda receita também é bastante fácil e também pode ser colocada na sala ou na cozinha por ser cítrica suave. Coloque os ingredientes também em um recipiente de vidro e despeje sobre eles água antes de abrir fervura. Ative a fragrância com um aparelho de fondue de cerâmica, por exemplo.

Experimente também fazer aromatizadores em gel: escolha os óleos essenciais de sua preferência, gelatinas sem sabor, duas xícaras de água e uma colher de sobremesa de sal. Ferva uma das xicaras de água e misture a gelatina, coloque o sal na outra xícara de água e derrame-a em um pote de vidro, pingando a seguir 30 gotas do óleo essencial escolhido e um corante da cor que preferir.

Finalize jogando a gelatina por cima ainda quente. Coloque onde desejar e deixe esfriar. Por fim, para quem tem insônia, um aromatizador de lavanda ou manjerona ajuda a relaxar e ter uma noite mais tranquila. Você pode fazê-lo misturando em um recipiente 200ml a 250ml de álcool de cereais, 50ml de água, 50ml de essência de lavanda ou manjerona, 10ml de fixador e corante. Deixe a mistura no freezer por 5 dias e depois macere tudo e coloque em um frasco. Coloque palitos de churras com as pontas cortadas e vire-os sempre para propagar o aroma no quarto.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).