4 opções de esfoliantes para você fazer em casa

esfoliantes

Aprenda 4 opções de esfoliantes caseiros.

Hoje, com a correria do dia a dia, tirar algumas horas da semana para tratar do corpo e da mente é mais do que uma obrigação para quem deseja sentir-se em dia com sua saúde e beleza. A esfoliação não é só um tratamento de beleza, mas é o período em que a mulher reserva para relaxar do estresse do cotidiano. Eles são ótimos para ajudar na manutenção da derme, uma vez que removem células mortas e eliminam as impurezas, deixando a pele renovar-se naturalmente. A esfoliação combate a oleosidade excessiva, elimina cravos e espinhas e trata até mesmo pelos encravados, deixando a pele com uma textura mais uniforme, além de maximizar o potencial dos nutrientes de cremes hidratantes e protetores solares.

Um dos problemas para quem tem interesse em fazer esfoliação é o preço, visto que uma embalagem de qualidade de apenas 200 ml pode custar mais de R$20. Com a correria do cotidiano, bate aquela preguiça de ir até a loja de cosméticos para comprar esses produtos. Pensando nisso, trouxemos 4 receitinhas de esfoliantes para você cuidar de sua pele em casa e conseguir obter o mesmo grau de eficiência trazido pelos produtos industrializados, mas de forma muito mais prática, econômica e ecologicamente correta.

Qual a duração da aplicação?

Antes de falar sobre os esfoliantes, vale lembrar que a duração ideal para cada um deles varia bastante e, quanto mais tempo você puder usufruir das receitas, melhores serão os resultados. Em geral, quando se aplica o esfoliante no rosto, ele deve durar entre 15 e 20 minutos. Já o esfoliante corporal, você pode estender para 40 ou até 50 minutos, dependendo de sua disponibilidade. Sobre a frequência da aplicação, o ideal que ela seja feita uma vez por semana, que já é o suficiente para tratar a pele de forma profunda.

1. Esfoliação do Oriente

Esse tipo de esfoliação, como o próprio nome já diz, vem do oriente e é um ótimo esfoliante caseiro. Seu principal ingrediente, o açúcar mascavo, como já sabemos, é composto pela cristalização do mel, o que significa que você estará se beneficiando com dois ingredientes maravilhosos para a pele facial e corporal de uma só vez – açúcar e mel. Como ingredientes você terá 1 xícara de açúcar (mascavo), ½ xícara de água e 4 gotas de óleos essenciais, como por exemplo de cravo e canela. Assim, você deixa seu corpo com aroma do Oriente e estimula a circulação sanguínea, tratando feridas e inflamações diversas.

2. Esfoliação para rejuvenescer

Essa esfoliação contém os seguintes ingredientes: 1 xíacara de açúcar (demerara), ½ xícara de óleo de amêndoa, 1 colher (chá) de gel de vitamina E, 1 colher de chá de extrato de baunilha e 1 colher de sopa de mel. Lembre-se de que essa receita leva óleos e, portanto, cuidado com os escorregões ao passá-la nos pés! Essa esfoliação pode parecer doce demais em princípio, mas sua ação é maravilhosa. Ela não só elimina impurezas e células mortas, mas estimula a renovação celular e combater os radicais livres.

3. Esfoliação para clarear manchas

Esse esfoliante leva como principal ingrediente a aveia e serve como um eficaz agente clareador de manchas escuras nas axilas e virilha ou em peles que sofrem com alergias ou hipersensibilidade. Seus ingredientes são: 1 xícara de farinha de aveia e 8 gotas de óleo essencial de tangerina, 8 de lavanda, 8 de pau-rosa e 4 de camomila. Por fim, acrescente uma colher (sopa) de pétalas secas de lavanda para maximizar o efeito. A mistura deve ser pastosa e basta aplicá-la em regiões manchadas ou irritadas.

4. Esfoliação vegana

O veganismo está na moda e sabemos que quem é vegana gosta de criar aquilo que consome, prezando não só pela reciclagem, mas pela alquimia dos ingredientes. Pensando nisso, trouxemos uma receitinha de esfoliante para quem gosta de cuidar de si e, ao mesmo tempo, da natureza. Para preparar a receita, basta esfregar 1/3 xícara de sal (fino) com 1 colher (sopa) de azeite de oliva. O azeite não deixa de atuar como um óleo essencial e você pode acrescentar outros tipos, como lavanda, camomila ou hortelã, por exemplo. Essa receita combate o envelhecimento celular, uma vez que o azeite é rico em agentes antioxidantes.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp