Diariamente, células mortas e desvitalizadas se acumulam sobre a nossa pele, o que pode deixá-la com um aspecto opaco e sem vida. A esfoliação promove a remoção desse acúmulo trazendo novamente para nossa pele o brilho natural e o aspecto saudável tão desejado. Esse processo é conhecido tecnicamente como Peeling Mecânico.
Os benefícios da esfoliação variam desde a melhora da aparência e da textura da pele, prevenir o aparecimento de pelos encravados e melhora da ação de hidratantes, até estimulação da circulação sanguínea, promover renovação celular e também o clareamento de manchas.
Se a sua pele é normal ou seca, deve dar preferência para os esfoliantes em loção ou creme, pois eles auxiliam na hidratação. Os grânulos mais naturais como sementes, arroz e salgueiro branco, são bastante indicados, pois são ricos em ácido elágico e para os sintéticos, dê preferência para o quartzo, o ácido salicílico e o ácido retinoico.
Vale lembrar que a pele mais ressecada, pode receber a esfoliação uma vez por semana, e nunca se deve descuidar da hidratação, uma vez que esse processo pode ressecar a pele e não é possível efetuar uma hidratação 100% eficaz durante esse processo.
Para as peles mais oleosas, a esfoliação pode ser feito até duas vezes por semana, e deve-se dar preferência para ativos em forma de de gel ou sérum derivados de bactérias, como Lactobacillus, que promovem com maior efetividade a renovação celular, são anti-inflamatórios e antimicrobianos e diminuem os poros dilatados.
Para quem tem a pele sensível, o cuidado deve ser redobrado. Esfoliantes com grânulos mais homogêneos e mais finos como os de quartzo, são os mais indicados, para evitar agredir a pele mais sensível e não deixar vermelhidão ou coceira após o processo. E a frequência deve ser de uma vez por semana.
Agora você já sabe tudo que precisa para cuidar de forma segura, manter sempre a aparência saudável e o brilho natural da sua pele. E não se esqueça de visitar periodicamente um esteticista para processos de limpeza e renovação mais profundos com um profissional qualificado.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.