Menu

Esfoliante para cada tipo de pele

Você sabia que se feita da forma correta, a esfoliação promove limpeza da pele e remove as células mortas e impurezas, trazendo a luminosidade natural da pele de volta?

Diariamente, células mortas e desvitalizadas se acumulam sobre a nossa pele, o que pode deixá-la com um aspecto opaco e sem vida. A esfoliação promove a remoção desse acúmulo trazendo novamente para nossa pele o brilho natural e o aspecto saudável tão desejado. Esse processo é conhecido tecnicamente como Peeling Mecânico.

Os benefícios da esfoliação variam desde a melhora da aparência e da textura da pele, prevenir o aparecimento de pelos encravados e melhora da ação de hidratantes, até estimulação da circulação sanguínea, promover renovação celular e também o clareamento de manchas.

Mas, você sabe qual tipo de esfoliante é mais indicado para o seu tipo de pele?

Se a sua pele é normal ou seca, deve dar preferência para os esfoliantes em loção ou creme, pois eles auxiliam na hidratação. Os grânulos mais naturais como sementes, arroz e salgueiro branco, são bastante indicados, pois são ricos em ácido elágico e para os sintéticos, dê preferência para o quartzo, o ácido salicílico e o ácido retinoico.

Vale lembrar que a pele mais ressecada, pode receber a esfoliação uma vez por semana, e nunca se deve descuidar da hidratação, uma vez que esse processo pode ressecar a pele e não é possível efetuar uma hidratação 100% eficaz durante esse processo.

Para as peles mais oleosas, a esfoliação pode ser feito até duas vezes por semana, e deve-se dar preferência para ativos em forma de de gel ou sérum derivados de bactérias, como Lactobacillus, que promovem com maior efetividade a renovação celular, são anti-inflamatórios e antimicrobianos e diminuem os poros dilatados.

Para quem tem a pele sensível, o cuidado deve ser redobrado. Esfoliantes com grânulos mais homogêneos e mais finos como os de quartzo, são os mais indicados, para evitar agredir a pele mais sensível e não deixar vermelhidão ou coceira após o processo. E a frequência deve ser de uma vez por semana.

Agora você já sabe tudo que precisa para cuidar de forma segura, manter sempre a aparência saudável e o brilho natural da sua pele. E não se esqueça de visitar periodicamente um esteticista para processos de limpeza e renovação mais profundos com um profissional qualificado.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Michele polli disse:

    Minha pele é oleosa que esfoliante posso passar..

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Michele!
      Informo que não contamos mais com o atendimento da Dermatologista que fazia estes tratamentos aqui na clínica. Sugiro que procure um bom dermatologista, pois ele é o melhor profissional para te avaliar e indicar um tratamento correto.
      Infelizmente, no momento, não conheço nenhum para te indicar.