Esfoliando a pele com produtos caseiros

A esfoliação é a retirada das células mortas da pele. Esse é um método tradicional para tornar a pele suave e saudável. Como essa prática é popular, existem diversas receitas sobre como esfoliar a pele. Para cada tipo de pele há um modo ideal para realizar uma esfoliação. Afinal para cada área do corpo e tipo de pele existe uma forma correta. Veja a seguir as principais dicas para realizar todo o processo de esfoliação da melhor maneira possível.

Tipos de pele

Para a pele normal, a esfoliação é feita de forma tradicional. Para isso, misture 1 colher de açúcar, 1 colher de sal, 3 colheres de azeite e 5 gotas de sabonete líquido. Após passar na pele, enxágue o corpo com água gelada.
No caso de pele seca adicione 1 colher de mel, 1 colher de sal e 1 colher de sumo de limão. Esse tratamento pode ser realizado no período quinzenal.

A pele oleosa ou com presença de espinhas precisa de atenção especial. Por isso, a esfoliação é específica. Para esse tipo de tratamento, a melhor receita é feita com açúcar, limão e azeite.

Misture 2 colheres de açúcar, 1 colher de sumo de limão e 2 gotas de azeite. Após chegar ao ponto de cremoso, passe no rosto e enxágue com água fria. Esse método deve ser feito 1 vez por semana. Entretanto, caso as espinhas estejam muito inflamadas, não faça a esfoliação pois pode piorar o quadro. Primeiro, faça uma consulta com um dermatologista.

Já para o rosto, há uma receita específica que envolve flocos finos, iogurte, mel, açúcar e azeite. Nesse caso, adicione 100 gramas de flocos, 2 potes de iogurtes de 100 ml, 1 colher de mel, 2 colheres de açúcar e 1 colher de azeite. Misture bem, aplique no rosto passando suavemente, enxágue com água fria. Esse tratamento deve ser feito de 15 em 15 dias.

Vale ressaltar que em toda a esfoliação é recomendável utilizar sabonete líquido após o tratamento para limpar toda a pele.

Antes de fazer a esfoliação consulte um dermatologista para que o profissional possa informar qual o melhor tratamento e como realizar. Afinal, todo o processo que está relacionado a saúde é necessário o acompanhamento de um especialista para que seja feito da melhor maneira possível.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Sempre gostei de produtos caseiros para cuidar da pele.