Menu

De olho nos erros de maquiagem

erros de maquiagem

Fique por dentro daqueles mais comuns, especialmente na compra de produtos, e mantenha o make impecável

Os erros de maquiagem afligem as mulheres que não conseguem sair de casa de cara limpa. A pressa, a inimiga da perfeição, faz muitas correrem contra o tempo e, por vezes, nem notarem os deslizes, como lápis borrado e batom nos dentes. Acordar cedo, por exemplo, é uma batalha para uma parte do público feminino. É difícil contornar o sono e manter os olhos abertos para passar o delineador, o que gera o clássico traço torto. Porém, a falta de atenção quanto à maquiagem também acontece na hora de comprar os produtos.

O preparo da pele é um detalhe muito importante e é quando acontecem os maiores erros de maquiagem, como o uso da base e do blush. No caso da base, a regra é única: compre aquela que se aproxima ao máximo do seu tom de pele. Se você adquirir uma mais escura, a maquiagem ficará desigual, além de ficar óbvio que você usou base. Não hesite em fazer o teste no rosto para ter certeza de que fez a compra certa. Tente não fazer isso nas mãos, pois, devido à exposição solar, a coloração da pele pode ser diferente.

Lembre-se: o papel da base é deixar o make uniforme e, por ser uma das primeiras a ser aplicada, ela vai contribuir para a maquiagem perfeita.

O mesmo vale para o blush, o rei dos erros de maquiagem. Quem é muito branca, o tom de rosa muito forte não cairá bem. Nesse caso, os tons de pêssego e rosas mais claros são as melhores indicações. No caso das negras, os tons mais fortes como berinjela, marrom e dourado valorizam o make. Quem tem a pele morena pode usar sem medo o blush nas cores rosa, pêssego e marrom. Na hora de aplicar, tome cuidado com a mão e com o pincel que pode ter excesso de pó. Aplique nas maçãs, ou seja, nos ossos da bochecha.

Dica: o blush tem como objetivo lhe dar uma aparência saudável. Sendo assim, nada de passar em excesso.

Erros de maquiagem: pós-preparo da pele

O lápis é o inimigo de muitas mulheres e constante personagem dos erros de maquiagem. Quem gosta do pretinho básico, acha que ele é o suficiente para dar uma melhorada na expressão de sono. Assim como um batom, ele também pede um incremento, no caso, sombra e rímel. O bom do lápis preto é que ele é um auxiliar para quem não tem a habilidade de passar o delineador, basta um traço fino, rente aos cílios, para lhe ajudar a aplicá-lo. Procure uma superfície firme para apoiar o braço, pois assim evitam-se os tremores.

Outro lápis que é visto como um pesadelo é o labial. Quem gosta de batom vermelho, sabe que esse é um item essencial, especialmente se os traços da boca forem muito finos. Errar e fazer de novo não são problemas tão graves em comparação ao uso de uma versão mais escura que o batom. Tome cuidado!

Além desses erros de maquiagem bem recorrentes, anote aí: ao passar o rímel, tire os borrões, aqueles pedaços que ficam grudados nos cílios; não exagere no pó bronzeador e nunca se esqueça de tirar a maquiagem antes de dormir. Outra dica primordial é checar sempre a validade dos produtos, pois, se esquecer desse detalhe, pode causar irritações na pele.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).