A gravidez após abdominoplastia é, sim, possível. Saiba quais são as diferenças e como preservar os resultados estéticos do procedimento
Muitas mulheres têm dúvidas sobre a segurança e estética da gravidez após abdominoplastia, questionando se terão um desenvolvimento saudável da gestação.
Inicialmente, já destacamos, que é seguro engravidar após realizar a abdominoplastia, não resultando em riscos à mãe ou ao bebê. Saiba mais a seguir.
De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a abdominoplastia foi a quarta cirurgia plástica mais realizada no Brasil em 2020.
É muito comum que essa cirurgia plástica seja realizada por mulheres após uma primeira ou múltiplas gestações, pois o procedimento visa a correção da flacidez abdominal e pode corrigir também a diástase, que consiste no afastamento dos músculos reto abdominais.
A abdominoplastia também é indicada para pacientes após perda significativa de peso e para quem tem tendência ao acúmulo de pele na região do abdômen.
No procedimento, o cirurgião plástico sutura os músculos abdominais para amenizar a flacidez e remove o excesso de pele pela incisão, podendo fazer o reposicionamento do umbigo em casos mais graves.
A gravidez após abdominoplastia é sim possível, mas especialistas recomendam que a mulher aguarde cerca de um ano após a cirurgia plástica para engravidar.
Esse período é recomendado para garantir mais segurança no desenvolvimento fetal.
Apesar da possibilidade de engravidar depois da abdominoplastia, a musculatura e pele abdominais mais esticadas pode resultar em:
Muitas mulheres recorrem à abdominoplastia depois de engravidar justamente para amenizar a flacidez.
No entanto, essa cirurgia plástica também é comum em pacientes após cirurgia bariátrica e que têm planos futuros de uma gestação.
Independente do caso, existem situações nas quais os resultados com a abdominoplastia podem ser mantidos mesmo na gravidez, como:
Assim, é fundamental que a mulher tenha uma alimentação balanceada e mantenha-se ativa durante a gestação, se for liberada pelo médico obstetra responsável.
O controle de peso na gestação é importante para saúde materna e do bebê, entretanto, grávidas jamais devem fazer dietas para emagrecer ou restritivas e devem ter orientação de nutricionista durante o período, especialmente se apresentarem ganho de peso acima do previsto.
Também é possível recorrer a uma segunda abdominoplastia caso os resultados da primeira cirurgia sejam perdidos em decorrência da gravidez.
Nesses casos, entretanto, apenas a avaliação do cirurgião plástico de confiança permite saber se um novo procedimento é indicado e quando a mulher poderá fazê-lo após o parto.
Assim, a gravidez após abdominoplastia é sim possível e alguns cuidados ajudam a preservar os resultados estéticos, mas o mais importante é a manutenção da saúde da mamãe e bebê, sendo viável recorrer novamente ao procedimento posteriormente.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.