Em dia com a saúde e a estética

Trabalhar 8 horas por dia, mais 2 ou 3 horas diárias no trânsito, acrescidas do período em que se passa na faculdade, no curso ou na escola. O resultado da soma desta correria é: sedentarismo e problemas de saúde. Mais do que estética, a prática de exercícios físicos contribui para melhora da saúde física e mental.

Ao contrário do que muitos pensam, a atividade física não faz bem só para o coração. Para alguns especialistas, a prática regular de exercícios físicos, previne algumas doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, cardiopatias, colesterol e triglicerídeos elevados, asma brônquica (também no tratamento), enfermidades neurológicas, como Alzheimer e outras degenerativas, além de vários tipos de câncer, como o de mama, cólon (intestino grosso), útero e próstata.

E não para por aí. A prática regular aliada à uma alimentação saudável pode ajudar na perda de peso. Os exercícios físicos reduzem a ansiedade e depressão, fazem bem para os músculos e esqueleto humano. Mas, cuidado! Antes de iniciar qualquer tipo de atividade, consulte um médico para uma orientação adequada sobre qual exercício praticar.

Mas, se falta tempo para iniciar, abaixo colocamos algumas dicas que o ajudarão para o seu bem-estar:

  • Caminhadas ou corridas no calçadão da praia, claro, antes das 10h e depois das 16h ou se preferir ao ar livre, em algum parque, por exemplo;
  • Para quem não tem tempo, uma hora de musculação na academia (mais recomendado aos meninos);
  • As meninas podem optar por atividades mais dinâmica, como Pilates, aulas de ginástica ou de dança;
  • Esportes para os mais ativos: vôlei, futebol, tênis, natação, ciclismo, handebol, basquete, entre outros

Só não vale praticá-los de vez em quando. Lembre-se que o recomendado por especialistas é de 3 a 5 vezes por semana. Junte o útil ao agradável e faça bem à sua saúde física e mental.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).