11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Elimine o frizz do cabelo

Veja dicas de como acabar de vez com o frizz.

Esse assunto incomoda a muita gente: frizz – os terríveis fios arrepiados que ficam saltando de nossas cabeças. O frizz ocorre quando a cutícula dos fios encontra-se aberta e como resultado os cabelos ficam arrepiados e sem muita aderência, dificultando e muito na hora de pentear. Dentre todos os tipos de cabelo, os crespos e cacheados são os que sofrem mais com o frizz e, portanto, necessitam de cuidados especiais, visto que tendem a ressecar mais. Quando os cabelos estão “frizzados” significa que estão sofrendo com a desidratação e a causa pode ter relação com o clima úmido, uso frequente de chapinhas e secadores, excesso de química, uso de produtos de má qualidade ou a forma como se escova os cabelos diariamente. Mas, o que posso fazer para tratar o frizz? Veja abaixo as dicas que separamos para você!

Hidratação semanal
Cabelos que estão sempre bem hidratados dificilmente apresentam frizz. Em geral, o frizz surge quando o cabelo está sem óleos, água ou queratina. Para poder repor os nutrientes que o cabelo necessita para ficar bonito, resistente e saudável, é preciso passar pelo Cronograma Capilar. Para quem ainda não conhece essa fórmula da beleza dos cabelos, o cronograma capilar é uma rotina de cuidados que visa tratar os fios e recuperar sua beleza natural, sendo ideal para quem usa chapinha, secador ou abusa da química nos cabelos.

O cronograma capilar apresenta três estágios, que são hidratação, nutrição e reconstrução. Na hidratação, a água é devolvida aos fios, na nutrição os óleos e na reconstrução a proteína. O cronograma capilar diminui muito a ocorrência de frizz e ajuda a elimina-lo, além de deixar as madeixas maravilhosas.

Evite shampoos com sulfato
Muitos shampoos – ou talvez a grande maioria deles – são compostos de sulfactantes, substâncias fortes responsáveis pela higienização dos fios que estimulam seu ressecamento, provocando o frizz, entre uma série de outros efeitos negativos para a saúde e aparência dos cabelos. Se você gosta de lavar seus cabelos com frequência e já observou que essa pode ser a causa do frizz o melhor a fazer é procurar por um outro tipo de shampoo e, se for o caso, diminuir o número de lavagens.

Use vinagre de maçã
Muito se ouve dizer sobre o vinagre de maçã e, na maioria das vezes, bem. Para os cabelos, os efeitos do vinagre de maçã também são ótimos. Isso porque ele sela as cutículas, o que ajuda a diminuir o frizz e dar mais brilho aos fios. Para aplicar o vinagre de maçã, coloque-o em um copo e depois de ter condicionado e enxaguado os fios, aplique a mistura nos cabelos.

Acelere os resultados
Além de tudo o que foi citado neste artigo, uma ótima opção é apostar em pomadas e reparadores de pontas como o leave-in anti-frizz. Vale lembrar que alguns reparadores podem ser aplicados sempre que desejado, além de ser super prático para carregar. O leave-in é usado para controlar melhor os fios rebeldes e aliviar o cacheado, controlando o volume e o frizz, além de trazer mais proteção aos fios.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).