11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

É possível reduzir rugas sem usar Toxina Botulínica?

Como reduzir rugas?

Existem diversas tratamentos alternativos a Toxina Botulínica que permitem reduzir as rugas faciais. Conheça as principais indicações de especialistas.

As buscas por como reduzir rugas frequentemente indicam que, entre as soluções mais eficazes e recomendadas está o tratamento da Toxina Botulínica, que consiste na aplicação subcutânea da toxina botulínica.

De fato, a aplicação da Toxina Botulínica está entre os tratamentos estéticos mais eficazes para reduzir as rugas, pois consiste em uma substância que promove uma paralisia temporária da musculatura, reduzindo as rugas dinâmicas, como os pés de galinha.

Como reduzir rugas com outros tratamentos estéticos?

Apesar dos benefícios e bons resultados da Toxina Botulínica, outros cuidados e tratamentos faciais também ajudam em como reduzir rugas. Conheça as principais opções a seguir!

Rotina de skincare

Muitas mulheres iniciam a rotina de skincare e não veem resultados no curto prazo, desanimando de continuar com os cuidados diários. No entanto, os efeitos mais significativos são cumulativos no longo prazo.

Dessa forma, uma rotina de skincare diária é essencial para evitar a flacidez e rugas, contribuindo para prevenir e amenizar os sinais de envelhecimento.

Recomenda-se uma rotina de manhã com limpeza, antioxidante, tratamento, hidratação e proteção solar e, a noite, ao menos a limpeza e hidratação.

Produtos com retinol

Caso as rugas sejam menores é possível tratá-las com cuidados em casa mesmo. Os produtos com retinol, por exemplo, um derivado da vitamina A, contribui no aumento da produção de elastina e colágeno.

Com isso, os produtos com essa substância podem ajudar a preencher rugas pequenas, amenizando os sinais incômodos da face.

Microagulhamento

O microagulhamento é outra opção de como reduzir rugas, pois o tratamento promove o estímulo à produção de colágeno e elastina.

Nesse procedimento, que deve ser realizado por um especialista, é usado um dermaroller com microagulhas para perfurar o local tratado. O organismo inicia uma resposta de cicatrização que estimula o colágeno, reduzindo a flacidez.

Peeling químico

O peeling químico também é uma alternativa para quem quer amenizar as rugas faciais sem precisar recorrer a Toxina Botulínica, pois, usando realizado a intervalos regulares ele contribui na amenização de rugas e flacidez.

Na técnica são usados ácidos específicos, de acordo com as necessidades da paciente, para promover uma descamação cutânea, que pode ser mais ou menos profunda, e renovar as células.

Esse tipo de tratamento deve ser realizado por um especialista, pois o uso errôneo de ácidos no rosto pode apresentar efeitos colaterais adversos.

Fios de sustentação

Outro tratamento estético cada vez mais usado em como reduzir rugas é os fios de sustentação.

Chamado também de lifting com fios, trata-se de uma técnica um pouco mais invasiva, na qual o especialista utiliza pequenos pontos para introduzir o fio. São usadas substâncias que garantem um efeito levantado à face e estimulam a produção de colágeno conforme são absorvidas pelo organismo.

Portanto, existem diferentes opções de como reduzir rugas, variando a efetividade de acordo com a intensidade das rugas, idade da paciente, objetivos com o tratamento e outros.

O ideal é conversar com um médico especialista para definir qual a melhor abordagem para o caso, incluindo se é mais efetivo realizar a Toxina Botulínica ou recorrer a outras técnicas. Agende sua consulta e saiba mais!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).