(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar

Dormir? Só se for com qualidade de sono!

Um estudo realizado pelo Instituto do Sono avaliou grupos etários de 20 a 30 anos, de 60 a 70 anos e pessoas acima dos 85. O resultado foi que nas três faixas de idade, houve uma relação com o sono profundo. Nesses indivíduos, esse estágio de sono não variou muito, o que revela que ele é essencial para os seres humanos, uma vez que regula importantes funções do organismo e da vida.

O sono é relevante para o bem-estar das pessoas, porque quando aliado a uma boa alimentação e à prática de exercícios físicos pode garantir uma longevidade mais saudável. Só para que você entenda, o sono é composto de dois estados: o mais lento (conhecido como não REM) e o mais profundo (o REM). O primeiro é composto por três níveis que variam de acordo com a profundidade. Já o REM é caracterizado pelo movimento dos olhos, pela atividade cerebral de baixa amplitude, pelo relaxamento total dos músculos e período em que ocorrem os sonhos.

Todo o indivíduo normal tem os dois estados intercalados durante a noite. No entanto, de acordo a Associação Brasileira do Sono, existem 90 tipos de distúrbios, entre eles, o sonambulismo, insônia, pesadelos, terror noturno (gritos e sensações de terror) e apneia (pausas respiratórias que impedem a passagem do ar pela garganta).

Confira os “10 mandamentos para uma boa noite de sono”, sugerido pela Associação Brasileira do Sono:

1. Mantenha um horário fixo para dormir e acordar;
2.
Procure dormir na hora certa de deitar, sem tirar cochilos ou umas horas de sono, durante o dia;
3.
Um lugar tranquilo, limpo e escuro é ideal para uma noite mais confortável;
4.
Não consuma álcool próximo ao horário de dormir;
5.
Não use remédios, se não for orientado por um médico;
6.
Evite exageros ao tomar café, chá ou refrigerante;
7.
Pratique exercícios físicos, mas nunca perto da hora de dormir;
8.
Jante moderadamente, em um horário adequado e regular;
9.
Evite levar o estresse e as preocupações para o travesseiro;
10.
Após o jantar, faça atividades relaxantes.

Curtiu? Siga as dicas e tenha uma noite mais relaxante. Mas, não se esqueça: se você apresentar qualquer distúrbio de sono, procure a ajuda de um profissional, afinal não adianta boas orientações, se a saúde não está legal, não é mesmo?

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário

  1. Carminha leonel

    Amei essa matéria, eu estava precisando obrigada. Muito boa

    responder
    1. Luciana Pepino

      Oi, Carminha! Que bom que gostou do post! Fique ligada em nossas redes sociais também: http://www.facebook.com/dralucianapepino e @lucianapepino :) Abraços!

      responder

Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp

Cirurgias

Procedimentos

Links Úteis

Telefones de Contato

Políticas de Privacidade

Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

logo

2022. Dra. Luciana Pepino

Todos os direitos reservados.