É normal sentir dor após a musculação?

Músculos doloridos podem significar muitas coisas, especialmente, o indício de uma lesão

Você já deve ter acordado alguma vez com aquela dor muscular após um árduo treino na academia, né? Algumas pessoas são viciadas em musculação e passam horas levantando ferro. Sendo assim, elas costumam acordar com os membros doloridos e sempre fica a dúvida se isso significa que os exercícios foram feitos da maneira correta e se há problema em continuar a prática no dia seguinte. Nos dois casos, o bom senso sempre é pedido, pois mesmo que não seja a intenção, pode-se causar lesões que podem deixar o aluno de molho.

O incômodo dos músculos doloridos se chama Dor Muscular Tardia, que acomete a pessoa no dia após o treino. Ela acontece porque os membros se recuperam do “dano” sofrido, ou seja, das pequenas lesões que acontecem nas fibras musculares. Essa dor suportável é parte do processo que induz o crescimento muscular e se mantém, normalmente, por 24 horas, desaparecendo em dias posteriores. A resposta da dor também se refere à adaptação do músculo ao estímulo do exercício e senti-la é um processo totalmente natural.

O problema fica por conta do excesso de treinamento que pode deixar os músculos mais doloridos que de costume. Alguns veem isso como uma resposta de que determinada região foi trabalhada da maneira correta, o que é de fato verdade, mas uma dor contínua pode ser sinal de que algo foi feito errado. No geral, é preciso esperar um período de 48 horas para que a hipertrofia muscular seja amenizada. Por isso que os instrutores organizam os treinos de maneira que cada grupo muscular seja trabalhado em dias diferentes.

Esse revezamento torna a musculação mais sadia, pois a dor está ligada aos exercícios que exigem muita força e é função do instrutor controlar a quantidade de séries e a carga de peso conforme o perfil de cada pessoa. Ao sentir a dor, é sempre bom ficar atento, pois pode denunciar uma lesão. Se estiver tudo bem e o incômodo for natural, a dica é colocar uma compressa de gelo na região que foi trabalhada com o intuito de evitar a formação de um edema mais intenso.

Muitos homens seguem os dias de malhação de maneira rígida, agarrados ao popular ditado no pain, no gain. Ficar em forma é o sonho de muitas pessoas, mas é preciso fazer isso de maneira consciente. Se precisar de suplementos, consulte um médico. Atente-se a alimentação antes e depois do treino e beba muita água.

Fique atento a dor! Se ela permanecer por mais de 72 horas, de maneira a prejudicar o movimento tanto na rotina quanto na hora de malhar, e apresentar certa sensibilidade ao toque, visite um médico antes de partir para a academia.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. suzi danielly de oliveira disse:

    Oi doutora eu queria tirar uma duvida todas as vezes que eu faco muculacao meu joelho dor e normal . Mais so fica no outro dia ai depois para. Eu to ficando preocupada porque na maioria das vezes so dei no mesmo local sera que eu posso ficar com alguma esao no meu joelho ou nao so e por causa dos exercicios fisicis que esto praticando todos os dias obrigada por sua atencao para comigo.

    • Luciana Pepino disse:

      Suzi,

      É importante que você procure um ortopedista, pois ele será a melhor pessoa para te orientar sobre essas dores. Desculpe não poder te ajudar.
      Beijos

  2. tereza disse:

    doutora voce atende em belo horizonte