11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Dieta líquida funciona? Conheça os prós e os contras

Mulher que faz dieta liquida tomando suco

Descubra mais detalhes sobre a dieta líquida e os prós e contras de apostar nessa estratégia de emagrecimento

Muitas pessoas apostam nos líquidos como caminho rápido e fácil para o emagrecimento. No entanto, existem alguns pontos para considerar quando a ideia é apostar em água, sopas, shakes e afins para perder peso. Afinal de contas, dieta líquida funciona?

Sem qualquer tipo de respaldo científico, as dietas líquidas crescem na adoção, principalmente, por mulheres, que estão constantemente na busca incessante por um corpo esbelto e bonito – segundo os padrões de beleza impostos pela sociedade.

Assim, antes de sair adotando qualquer iniciativa para emagrecer, é importante conhecer se a dieta líquida funciona, certo? Sendo assim, preparamos um artigo para conscientizar com os prós e contras desse tema. Continue lendo até o final para descobrir!

O que é a dieta líquida?

De forma bem simples e direta, a dieta líquida consiste na busca de um emagrecimento rápido por meio do consumo de líquidos – sejam sopas, shakes ou sucos. É uma das dezenas de alternativas de emagrecimento que surgem como “milagres” da perda de peso.

Afinal, a dieta líquida funciona?

Em curto prazo, a dieta líquida vai causar uma grande perda de peso. No entanto, a adoção desse hábito pode trazer um imenso prejuízo para a saúde, já que as desvantagens ao corpo são bem maiores que as vantagens que a dieta líquida traz.

Segundo o relato de especialistas da área de nutrição, aumentar o consumo de líquidos durante o dia é extremamente benéfico para a saúde. Porém, essa adoção não deve substituir os alimentos sólidos, ela precisa ser uma composição de uma alimentação saudável e equilibrada.

Além disso, os líquidos ingeridos precisam ter uma composição rica em vitaminas, minerais e proteínas e, de forma oposta, precisam ser pobres em açúcares, gorduras e sódio. Com essa premissa, os líquidos podem ajudar bastante no emagrecimento.

Não aposte apenas no consumo de líquidos

Além da dieta líquida não fornecer a caloria base para o corpo funcionar, ela traz outra consequência ruim para o mesmo: a falta de mastigação.

O ato de mastigar envolve o uso dos dentes e de um longo intestino para processar os alimentos, e esse uso acaba não acontecendo na dieta líquida.

Ou seja, um corpo naturalmente preparado para receber uma alimentação sólida fica sem essa função, o que pode resultar em consequências desastrosas.

Ao retomar o consumo de sólidos, por exemplo, é possível que o paciente perca o controle e acabe exagerando na alimentação, o que certamente vai impactar o peso perdido na dieta líquida.

Suco para dieta líquida

Em quais casos a dieta líquida é importante?

A dieta líquida funciona muito bem em conjunto com outros tipos de alimentos saudáveis que, juntos, trazem equilíbrio para a alimentação e proporcionam um emagrecimento progressivo e sem consequências para a saúde.

É importante enfatizar que a taxa de metabolismo basal nunca deve ser ultrapassada, já que esse valor é referente à energia necessária para as funções vitais do corpo funcionarem bem. E esse valor pode variar de pessoa para pessoa, então é importante o acompanhamento profissional para não colocar sua saúde em risco.

Assim, com a ajuda de um profissional, a dieta líquida pode ser introduzida em algumas refeições durante o dia.

Sucos detox, por exemplo, podem ser um complemento para um pão integral com queijo branco. Dessa forma, a perda de peso poderá acontecer sem qualquer tipo de perigo.

A rotina de exercícios também é essencial

Do mesmo modo que a dieta líquida pode ajudar no processo de emagrecimento saudável, uma rotina de exercícios regulares e procedimentos estéticos precisa ser adotada para que a perda de peso aconteça para valer, afinal, não existe milagre na hora de queimar as gordurinhas extras.

Portanto, controlar a alimentação é apenas uma das etapas do emagrecimento. A dieta líquida funciona em conjunto com uma alimentação saudável de sólidos, mas também com a adoção de atividades que queimam muitas calorias.

Assim, o grande aprendizado que podemos ter é que perder peso é um processo extremamente desafiador, que exige várias mudanças nos hábitos, seja para quebrar as velhas atitudes e adotar rotinas melhores.

Então, se você quer perder peso, agende uma consulta no nutricionista e siga à risca as recomendações para emagrecer e ficar com o corpo que sempre sonhou.

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).