Menu

Diet, Light ou Zero? Que confusão!

A grande quantidade de produtos diet, light e derivados que estão aparecendo nos supermercados é assustadora. Acabamos ficando confusas sobre qual levar, qual é o melhor pra gente, e se realmente eles fazem alguma diferença em nossa alimentação. Na hora da pressa você pode até pensar “ah, é tudo a mesma coisa” e escolher o primeiro que ver na prateleira. Não se engane, há muitas diferenças entre esses alimentos.

Diet

Os classificados como diet são aqueles que tem algum de seus componentes eliminados na fórmula. O açúcar é o primeiro que vem à nossa mente. No entanto, podem ser eliminados outros componentes como o sódio e o glúten, que também são considerados diet.

Por conta disso, eles são indicados para pessoas que tem algum tipo de restrição alimentar, como acontece com os diabéticos e  os hipertensos.

Vou emagrecer consumindo um produto sem açúcar?

Não se engane achando que o emagrecimento está garantido consumindo esses produtos sem açúcar. Muitas vezes, para que o alimento continue tendo sabor e consistência, é necessário acrescentar mais gordura e outros componentes, fazendo com que eles acabem sendo mais calóricos do que os normais.

Light

Os produtos light são aqueles que tem a redução do seu valor energético ou nutricional, e devem ter cerca de 25% menos calorias do que a versão normal do produto. São os mais aconselháveis para quem está buscando a perda de peso e uma alimentação balanceada.

Mas vá com calma, pois não é porque o produto é light que você pode consumi-lo em grandes quantidades. Afinal, se exagerar comendo três barras de chocolate light, você vai acabar consumindo calorias equivalentes a de uma barra do chocolate normal. Por isso, não faça nada em exagero.

E os produtos zero?

Apesar de muitos acharem que eles são diferentes dos light, a verdade é que a composição é a mesma. O que diferencia é a estratégia de marketing da empresa, que decidiu atingir um novo público, já que muitas pessoas achavam que o produto light era “coisa de mulher”.

Fiquem sempre atentos aos rótulos, assim vocês saberão o que realmente estão levando e o que vale a pena para a dieta alimentar de vocês.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).