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Dicas práticas de saúde e bem-estar

saúde e bem-estar

Apresentamos 3 pequenas atitudes para você manter o organismo sempre saudável

Para te inspirar neste verão, este post te ajudará com algumas dicas práticas de saúde e bem-estar para que você aproveite bem a temporada de calor. Claro que essa época do ano faz mulheres e homens procurarem maneiras de dar um up no visual, como malhar e mudar o cabelo. Embora a vaidade esteja em alta nesse período do ano, não podemos nos esquecer do organismo, a parte essencial que nos faz ficar saudáveis. Uma dieta equilibrada já é um bom começo para suprir a carência de certos nutrientes, bem como exercícios físicos.

O hábito de comer pouco, mas muito

Para quem quer emagrecer ou criar o hábito de se alimentar melhor, é sempre bom considerar a regra básica de comer de 3 em 3 horas. Essa dica bem clichê de saúde e bem-estar evita que o corpo crie depósitos de gordura e você não sente aquela fome incontrolável que dá vontade de devorar doces e salgados. Fuja das dietas milagrosas que, com certeza, são proibitivas demais e apelam para a remoção de certos alimentos que são essenciais para o organismo. Por mais que seja difícil, a dica é não focar nas calorias, mas sem se esquecer de maneirar nas guloseimas.

Comer em pequenas quantidades também influencia no gasto de energia de maneira natural, o que contribui para os fatores saúde e bem-estar. Para os lanchinhos que acontecem entre as refeições mais importantes, carregue na bolsa alimentos nas versões integrais, frutas de preferência orgânicas e barrinhas de cereais. Substituições também são válidas na hora do almoço e do jantar, onde se pode trocar o arroz branco pelo integral, por exemplo.

Cuidado com as bebidas com gás

Beber muita água já não é mais segredo para ninguém. Porém, as bebidas gaseificadas não fazem bem à saúde e ao bem-estar, até mesmo nas versões light ou diet. Há pessoas que consomem água com gás na crença de que contribui para a digestão, mas não é bem isso que acontece. Ela dilata o estômago, bem como os refrigerantes, o que dá a falsa sensação de que você está saciado. Se você bebe e come ao mesmo tempo, haverá a sensação de estufa e isso pode dar aquela fominha mais tarde. Assim, prefira sucos naturais.

Faça atividades físicas

É possível dedicar 10 minutos subindo e descendo escadas ou passeando com o cachorro ou indo à academia. Isso ajuda e muito na relação saúde e bem-estar. Mover o corpo não só promove à queima de calorias, como também boas noites de sono, condicionamento físico, resistência a doenças e manda embora o estresse e a ansiedade.

Quer algo mais simples? Durma cedo, saboreie um belíssimo café da manhã, aproveite o almoço e se esqueça do mito de que comer à noite engorda (algo que só acontece dependendo do que se ingere e do horário). Não pule refeições e não durma de barriga vazia.

Aproveite o que há de melhor dessa temporada colorida e cheia de energia com muita saúde e bem-estar!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).