Dicas para manter o barbeado

Não basta deixar a barba crescer, é preciso escolher o estilo e o comprimento para manter a boa aparência

A barba está na moda e a maioria dos homens deixou a vergonha de lado para abraçar essa causa. Como já dissemos aqui no blog, não adianta apenas decidir pelo crescimento da barba, pois alguns cuidados precisam ser tomados para que o visual fique impecável. Mantê-la em dia e bem alinhada resulta na boa aparência. Pensado assim, o ponto de partida para quem quer adotar o visual é considerar o próprio cabelo. Como assim? Se ele fica alinhado, a barba também precisa ficar. Se você é cabeludo, a barba pode ficar um pouco mais comprida.

Para começar o ritual que fará você deixar a barba crescer é preciso pensar no estilo. Considere a forma que deseja, assim como o tamanho e o comprimento. Há a barba cheia, o bigode e o cavanhaque, por exemplo. Os mais ousados até inventam o próprio estilo. Para quem já tem barba, os cuidados começam na hora da lavagem. Não use creme de barbear antes dessa limpeza básica. Use água morna e sabonete para remover a oleosidade e a sujeira, resquícios que tornam o ato de barbear um pouco mais complicado.

Feito isso, o creme de barbear deve ser aplicado logo em seguida, de maneira lenta e circular. A escolha do tipo de barbeador depende de cada um, mas o importante é que a lâmina esteja afiada para evitar a passagem dela pelo mesmo lugar inúmeras vezes, o que machuca a pele. Tire a barba no sentido em que os pelos crescem, com movimentos leves para evitar cortes e vermelhidão. Use bastante água e não se esqueça de aplicar uma loção pós-barba, pois isso ajudará a evitar irritações, especialmente se você for daqueles que tem a pele mais sensível.

Há os homens mais práticos que conseguem fazer a barba embaixo do chuveiro. Não há problema algum com essa atitude, pois o vapor da água ajuda a dilatar os poros, o que amolece os pelos e facilita o barbeado. Após o ato, os mesmos cuidados podem ser feitos para manter a aparência da barba mais bonita. Não tenha receio em lavá-la com shampoo, mesmo que você não lave os cabelos. O condicionador pode ser de grande ajuda para não deixar a pele da região da barba ressecada.

Se você ainda não se sente seguro em fazer a barba sozinho, procure um profissional, pois ele além de ajudar no barbear, irá modelá-la, o que possibilita a manutenção em casa. Outros cuidados que devem ser tomados para manter a barba com boa aparência é comprar uma tesoura própria para aparar os pelos, como as de modelo grooming, que ajuda na hora de aparar os fios mais longos. Não se esqueça de ficar de olho nas lâminas que precisam ser trocadas depois de 3 ou 4 barbeadas.

Usar escovas e pentes propícios para a barba não é frescura, pois isso a deixa alinhada e tira possíveis embaraços. Ao fazer isso, siga o mesmo conselho da barbeação, e penteie na direção do crescimento dos fios. Mantenha esse ritual sempre que possível e, ao passar de 15 dias, dê uma nova alinhada no visual.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).