11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Dicas para manter a boa forma durante as festas de final de ano

Veja como manter a forma no final do ano

Saiba como manter a forma no final do ano mesmo com as festas e retomar sua rotina saudável evitando hábitos ruins após esse período.

Com a aproximação das festas de final de ano uma mesma dúvida sempre volta à tona: como manter a forma no final do ano? Afinal são muitas tentações gastronômicas e a mudança na rotina de exercícios é quase inevitável.

Pensando nessas dúvidas e mesmo na ansiedade que pode surgir devido à expectativa se vai conseguir resistir às guloseimas e como não extrapolar nas festas, preparamos algumas dicas valiosas para você aproveitar sem culpa. Confira!

Como manter a forma no final do ano com 6 dicas

As festas de final de ano duram apenas alguns dias, mas podem desencadear preferências não saudáveis e deixar os bons hábitos na gaveta, não é mesmo. Confira a seguir como manter a forma no final do ano e evitar os extremos!

1. Tenha hábitos saudáveis

Manter hábitos saudáveis durante todo o ano é o primeiro passo para que as festas de final de ano possam ser aproveitadas sem culpa ou receio.

Entre alguns hábitos que podem te garantir maior bem-estar destacam-se a prática regular de atividades físicas, a reeducação alimentar (e não apenas dietas pontuais quando quiser perder peso) e o consumo adequado de água todos os dias.

2. Faça exceções planejadas

Se você adotou bons hábitos durante o ano não precisa ficar com receio de fazer exceções. O mais importante é que elas sejam planejadas.

Por exemplo, já considere que na ceia de natal e ano-novo e talvez no almoço do dia 25 e do dia primeiro você saia uma pouco da alimentação regular.

Esse planejamento ajuda seu cérebro a entender que na noite do dia 25 já é preciso voltar à alimentação regular, portanto, será mais fácil retomar seus hábitos e evitar uma alimentação descontrolada do dia 24 ao dia primeiro.

3. Coma devagar

Com uma farta ceia à frente, a gula fala mais alto muitas vezes. Uma dica para evitá-la é comer devagar, mastigando bem os alimentos, o que ajuda a degustar os sabores, melhorar a digestão posterior e dar tempo para que o estômago informe ao cérebro quando estiver satisfeito.

4. Não exagere na bebida alcoólica

Existem dois problemas relacionados com o consumo exagerado de bebida alcoólica durante as festas.

O primeiro refere-se às calorias da própria bebida. Uma lata de cerveja de 350ml, por exemplo, contém cerca de 150 kcal, enquanto uma taça vinho tinto com cerca de 175ml contém 140 kcal.

Mas, além disso, quando você une o consumo de bebida alcoólica com a ingestão de alimentos gordurosos, há uma sobrecarga do fígado que, para conseguir processar o álcool ingerido, não metaboliza a gordura, facilitando a permanência dela no organismo.

Portanto, reduza o consumo de bebidas alcoólicas e sempre intercale com o consumo de água que ajuda na função do fígado.

5. Tome sucos detox

Após as festas, uma opção é você investir em sucos detox para fazer uma desintoxicação do organismo, ajudando na eliminação de toxinas e aliviando os efeitos negativos dos excessos.

Entre os alimentos benéficos para esse fim incluem-se: água, água de coco, chá verde, frutas vermelhas e cítricas, rúcula, agrião e couve.

6. Retome sua rotina após as festas

Se você seguir a primeira dica e se planejar, preparando o seu cérebro para quais são os dias de festa, será mais fácil cumprir a meta de como manter a forma no final do ano retomando a sua rotina logo em seguida.

Já no dia 26 lembre-se que as atividades físicas e a alimentação balanceada não podem ficar para depois e retome essas práticas para garantir continuidade, o que é fundamental para uma vida saudável.

Portanto, não tem problema fazer exceções e aproveitar as festas, no entanto, lembre-se das dicas de como manter a forma no final do ano e que esse objetivo envolve adotar e manter hábitos saudáveis durante todo o ano. Nós do site Luciana Pepino te desejamos Boas Festas!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).