Dicas para evitar pele ressecada no cotovelos, joelhos e pescoço

Veja dicas de como evitar ou tratar a pele ressecada ou escurecida dos cotovelos, joelhos e pescoço.

É muito comum que a pele na região dos cotovelos, joelhos fique ressecada ou com a aparência áspera e sem vida, seja por fatores associados à própria pigmentação da pele ou, no caso das axilas, por alergia a produtos. Além desses cuidados, o ideal é utilizar alguns produtos para clarear essas regiões mais afetadas do corpo. O ressecamento, por sua vez, se dá por vários fatores. Quem já não nasceu com a pele ressecada, pode ter desenvolvido o ressecamento da pele por vários fatores, como banhos muito prolongados e quentes demais, condições climáticas muito secas, roupas que causam algum tipo de alergia, além de diabetes, psoríase, hipotireoidismo e má nutrição. A pele também pode ficar ressecada como efeito colateral de medicamentos, entre outras doenças que podem afetar a elasticidade e hidratação da derme. Hoje, fomos atrás de quatro dos produtos caseiros mais utilizados entre as mulheres, sendo os mais indicados para quem quer livrar-se das manchas escuras e ter de volta a saúde da pele do corpo.

Babosa (Aloe Vera)
A babosa é bastante eficaz para clareamento de pele e tem diversas funções medicinais, com propriedades antibacterianas e cicatrizantes, sendo muito usada para regenerar a pele após queimaduras e escurecimento da pele. A babosa está presente em uma grande diversidade de cremes e hidratantes da atualidade e é extremamente eficiente em quem tem a pele ressecada. É também muito utilizada por quem foi vitima de câncer de pele, sendo 100% natural e não dando nenhuma reação adversa.

Óleo de amêndoas
O óleo de amêndoas é uma opção segura e eficiente de tratar manchas escuras na pele, especialmente nas regiões mais escuras do corpo, tais como joelhos, pescoço, cotovelos e dobras, como é o caso das axilas. Esse óleo faz maravilhas na pele e também está presente em uma infinidade de produtos de beleza. É um emoliente natural que hidrata a pele de forma abundante, pois é rico em ácidos graxos, que ajudam a rejuvenescer a pele e devolver seu brilho e elasticidade. O óleo de amêndoas também é utilizado no tratamento de olheiras e se mostra bastante eficaz no clareamento da pele.

Esfoliação com azeite e açúcar
Os peelings ou esfoliantes caseiros são uma ótima alternativa para deixar a pele em excelente condição. A combinação azeite + açúcar funciona como um produto de higienização da pele, removendo as células mortas e hidratando-a. Além disso, essa hidratação ajuda quem tem pele mais ressecada e, ao mesmo tempo, ameniza as manchas escuras, dando um aspecto mais purificada, rejuvenescida e brilhante à pele.

Limão
Os benefícios do limão para a pele já foram cientificamente comprovados na universidade de Illinois, no Estados Unidos. O uso do limão como clareador de pele ajuda a eliminar as manchas escuras e diminuir o tamanho dos poros, o que irá evitar a entrada de impurezas na pele, causadoras de cravos e acnes. O limão, apesar de ser eficiente no tratamento das manchas, não – NÃO MESMO! – deve ser usado antes da exposição aos raios solares. Isso porque ele é altamente ácido e quando entra em contato direto com o sol pode acabar queimando a pele. Ou seja, trará o efeito contrário. O ideal é aplicar o limão à noite, quando o tempo está mais fresco e não há perigo de você sair ao sol. Se houver feridas na pele, descarte o limão.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).