11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Dicas para cuidar de áreas com tatuagem

Pele tatuada requer cuidados especiais para evitar o ressecamento e até mesmo o desbotamento do desenho. Saiba como fazer!

Hoje em dia, ter uma tatuagem já se tornou algo comum. Isso porque ao longo dos anos diminui-se o preconceito relacionados às pessoas que desejam eternizar palavras ou imagens na derme. 

Cerca de 38% da população mundial tem alguma tatuagem e ainda que pequena ou escondida, requer uma série de cuidados para evitar que problemas à transformem em algo do qual não se tem orgulho. 

E se você já tem ou ainda pretende fazer eternizar algo na sua pele mas não tem a menor ideia de como cuidar da tatuagem, o conteúdo de hoje é especial para você!

Acabei de fazer uma tatuagem, e agora?

Antes de mais nada, é importante entender como funciona uma tatuagem na pele. Trata-se de uma aplicação feita por uma série de agulhas que injetam uma tinta específica na derme, camada localizada abaixo da epiderme. 

Por ser um processo que perfura a pele para formar o desenho ou escrita, a tatuagem é considerada uma ferida aberta, sendo necessário adotar cuidados a fim de evitar não só infecções, mas também que o processo de cicatrização não estrague o resultado final. 

Neste sentido, os cuidados com o seu novo desenho deverão ser iniciados ainda no primeiro dia: 

 

  • Lave bem a região com um sabonete antisséptico ou neutro;
  • Seque bem devagar, pressionando a toalha sobre a pele (nunca arrastando-a);
  • Aplique uma pomada para cicatrização indicada para tatuagem;
  • Nos primeiros dias, cubra-a com um papel filme para evitar o atrito com as roupas ou lençóis;
  • Não pegue sol nos primeiros 30 dias após o procedimento.

 

Este processo é fundamental para garantir que o local fique livre de infecções e possa iniciar a cicatrização sem maiores problemas. 

Além disso, é importante não remover as casquinhas formadas durante o processo, pois isso pode resultar na remoção do pigmento ou até mesmo formar uma ferida ainda maior no local. 

Como cuidar da tatuagem depois de cicatrizada?

Assim que o seu desenho estiver cicatrizado, você deve adotar cuidados diários para evitar que o desenho desbote e permaneça com aparência de novo pelo resto da sua vida. 

Sendo assim, um dos principais fatores é sempre protegê-la quando sair ao sol, principalmente se ela estiver localizada em regiões mais expostas como os braços e pernas. 

Hoje em dia, já existem inclusive protetores solar específicos para pessoas tatuadas que prometem não só proteger o desenho, mas também reavivar sua coloração. 

Outro cuidado importante é manter sempre a região bem hidratada, aplicando diariamente uma loção hidratante mais indicada para o seu tipo de pele

Além disso, caso seja necessário realizar um procedimento estético na região tatuada, é sempre bom se certificar com o profissional se isso não irá lhe causar nenhum problema. Agora que você já sabe como cuidar da tatuagem, basta seguir essa rotina de cuidados para garantir que o seu desenho e a sua pele tenham sempre uma boa aparência!

 

Faça parte do nosso grupo no Telegram e fique por dentro do dia a dia da clínica, além de informações exclusivas sobre beleza, bem-estar e eventos que só vão acontecer para este canal.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Sandra Mara Feliciano Dalvi disse:

    Dra. Luciana…olá
    Preciso saber de valores para uma lipo HD.
    Como faço para mais informações?

    Muito obrigada!!
    At
    Sandra Mara.

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Sandra!
      Conforme norma do CFM (Conselho Federal de Medicina), valores exatos somente após consulta médica presencial, porém para saber uma “média” de valores nos envie um e-mail para contato@lucianapepino.com.br
      Se desejar, será um prazer lhe atender numa consulta médica presencial.
      O valor da consulta é R$ 1.000, mas com o pagamento antecipado, você terá um ótimo benefício, o valor da consulta fica por R$ 800 e você garante o seu horário!
      Se desejar, veja como funciona nosso agendamento no (11) 3285-6412.
      Atenciosamente,
      Dra. Luciana Pepino e Equipe.