Menu

Dicas para manter o bronzeado

Dicas para manter o bronzeado

Mesmo longe da praia ou da piscina, dá sim para manter a corzinha durante todo o verão

As férias podem ter acabado para algumas pessoas, mas isso não quer dizer que será impossível manter o bronzeado. É comum a mulherada ficar relativamente preocupada em não perder a cor do pecado, ainda mais quando se deixa o período de praia ou piscina para trás. Contudo, manter a nova tonalização não é tão difícil quanto parece e, se você considerar cuidados bastante pertinentes, é bem capaz que não haja espaço para a pele descascar, um detalhe que pode sim incomodar.

O primeiro passo para manter o bronzeado é evitar banhos muito quentes, pois a temperatura e o vapor ressecam a pele, o que facilita a descamação. Se mesmo assim descascar, evite retirar, pois isso pode criar feridas. Por mais que seja um incômodo, a dica é deixar que essa película se solte naturalmente, assim não se compromete a saúde dela. Evite também se esfregar com muita força ou fazer uma esfoliação, pois ambas as atitudes ajudam a mandar o bronzeado embora. Faça uso de hidratantes ou de óleos corporais para deixar a pele macia.

Outras dicas bem bacanas para manter o bronzeado são:

• Para ter um bronzeado bonito e uniforme, tome banho de sol aos poucos. Isso evita ardência e queimaduras;

• Beba bastante líquidos, pois além de evitar a desidratação, a atitude também contribui para manter a pele hidratada;

• Use protetor solar até em dias nublados, pois o mormaço queima e pode estragar o bronzeado;

• Consuma alimentos que tenham betacaroteno, tais como: cenoura, beterraba, manga, pêssego, etc. Aqueles com vitamina C, E e Ômega 3 também ajudam a manter o bronzeado;

• O bronzeado descascou? Não deixe de manter a pele hidratada. Não se esqueça de continuar a usar o protetor solar e evite tomar banho de sol até que a descamação chegue ao fim;

O bronzeado acontece como forma de proteção que a pele gera contra os raios solares e, a ausência da exposição, a tonalização pode desbotar por causa da ausência da melanina que é produzida com o banho de sol. Mesmo com os cuidados, descascar pode ser inevitável, pois depende dos cuidados que cada um tem com a pele. Por isso, seja atenciosa!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).