Dicas para evitar os erros de maquiagem

erros de maquiagem

Saiba como contornar certos deslizes, sem correr o risco de exagerar na mão e parecer um panda

Cometer erros de maquiagem é um drama que atormenta muitas mulheres. Entre o corre-corre da rotina, muitas acordam atrasadas e nem passam perto do nécessaire. Começar a semana de “cara limpa” é uma atitude que todo mundo já deve ter passado, mas é um comportamento que não dura muito tempo, certo? É só encontrar um espelho para dar uma reanimada no visual. Porém, em momentos como esse, não tem como evitar deslizes, como um traço torto do delineador ou o blush em excesso.

Um dos erros de maquiagem mais comuns é a forma de passar lápis de olho preto. Ele demarca os olhos e ajuda a tirar aquela expressão de quem acabou de acordar. Para quem tem o hábito de passá-lo nas sobrancelhas sem necessidade é melhor dar uma pausa no hábito, pois isso deixa a aparência mais pesada. Para as mais viciadas nesse make, tome cuidado na hora de fazer um traço na parte inferior dos olhos, bem rente aos cílios. Se ele derreter, você parecerá um panda, como se tivesse mais olheiras que o normal. A dica é aplicá-lo com pincel.

Ainda no quesito lápis, nem todas possuem coordenação para enfrentar os voltados para os lábios, ainda mais se for na cor vermelha que deixa os borrões muito mais nítidos. Pense que o contorno da região necessita de um tom mais escuro que o batom. Se você tem os lábios carnudos, a dica é usar o lápis da mesma cor. Não tente inventar receitas mirabolantes na tentativa de dar mais volume à região e nem recorra ao excesso de gloss para dar um up no visual. Evite os excessos e procure fazer um contorno mais natural possível

Erros de maquiagem: delineador e blush

Os erros de maquiagem também incluem o fatídico delineador, o make muito querido por ser prático e cair bem com qualquer tipo de rosto. Para se safar do contorno torto, tente passar um traço de leve e rente à pálpebra com o lápis preto. Diante do espelho e de uma boa iluminação, puxe bem a pálpebra para a lateral e aplique o delineador aos poucos, ainda mais se você não tiver prática e nem habilidade para fazê-lo.

O blush é o grande dilema. Muitas mulheres não se dão conta de que as bochechas estão rosas demais ou que fazer círculos nas maçãs não é bacana. Aqui, entra o consenso do tom de pele, algo que vai compensar na hora de aplicar o blush e fazer você se safar dos erros de maquiagem. Quem é branquinha, pode investir nos tons de rosa e pêssego. Aquelas que têm a pele morena podem usar as versões na cor marrom. As negras podem investir em tons mais fortes, como berinjela.

Dica valiosa: quem usa o pó bronzeador, alivie a mão no blush, pois a dupla dará a impressão de que a pele foi queimada.

Quem também entra nos erros de maquiagem cometidos pela mulherada é a aplicação da base. Da mesma forma que o blush, é preciso pensar no tom de pele e jamais escolher uma versão mais escura que ela. Por ser um dos primeiros produtos a ser aplicado, ela precisa ser bem distribuída ou comprometerá o restante do make. Por isso, a base precisa se aproximar do tom da pele. Quando estiver em uma loja, peça permissão para fazer um teste básico, pois isso garante que você leve para casa a versão correta.

O erro que sempre deve ser evitado é dormir com maquiagem. Quem nunca fez isso, né? Saiba que essa atitude envelhece a pele, pois os poros ficam obstruídos e a oleosidade aumenta, o que dá espaço para cravos e espinhas. Ninguém quer ter a pele comprometida antes do tempo, certo? Por isso, compre produtos ideais e os use sempre. Com atitudes simples, é muito fácil contornar os erros de maquiagem e ficar mais bonita!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp