Menu

Dicas e cuidados essências com a barba

Confira dicas e cuidados básicos que todo homem deve ter com sua barba.

A barba é um dos principais símbolos da masculinidade há milênios e, nos tempos modernos, está ganhando cada vez mais destaque entre os homens mais modernos. Ao contrário do que muita gente pensa, manter uma barba bela e bem feita não é muito fácil e requer uma dose de disciplina e dedicação. Não se trata apenas de deixar que os pelos cresçam e sair desfilando por aí. Ostentar uma barba bonita e que seja visivelmente saudável é fundamental para o homem que quer manter a boa aparência e, quem sabe, atrair novos olhares, além de evitar de ir ao trabalho com a barba malfeita, o que passa uma impressão de total desleixo. A barba requer cuidados especiais e assim como nossos cabelos ou nosso corpo, precisa de manutenção. Se você está lendo este artigo, provavelmente você não está satisfeito com a sua, não é? Veja à seguir dicas e cuidados básicos para quem quer ter uma barba mais bonita.

Encontre um formato

A primeira dica vai para quem deixa a barba crescer loucamente e não cuida de seu formato. Tudo bem que as barbas estão ficando cada vez mais alongadas, mas deixá-las crescer de forma descontrolada não é o mais adequado. Para poder cuidar melhor de sua barba o melhor a ser feito é retocar os fios. A barba não é uniforme e, por conta disso, é fácil que cresça de forma desregular. Quem apara a barba das laterais do rosto, por exemplo, sabe que elas crescem muito mais rapidamente nessa região. Para solucionar esse problema de desuniformidade, escolha o desenho de barba que você quer ter e nunca deixe de apará-la com o uso de uma máquina elétrica, com pente ou tesoura. Isso manterá o formato da barba em dia.

Limpe sua barba

Se você acha que só água na hora do banho já é o suficiente para cuidar da barba, é sinal de que está por fora. É importante que você lave o rosto com muito cuidado, usando, de preferencia, um sabonete neutro para conseguir remover as impurezas da pele. A barba não uma proteção a mais para a pele, como muitos pensam, mas pelo contrário. Nela, são acumuladas sujeiras ao longo do dia e isso requer uma limpeza frequente. Para quem gosta de usar bigode, a atenção deve ser redobrada, já que com o contato com a comida ele acumula ainda mais sujeiras, que podem acabar passando para a boca posteriormente. Alguns homens ainda apresentam seborreia e, nesse caso, precisam usar shampoos anticaspa. Lavar a barba duas vezes ao dia com um shampoo anticaspa ou sabonete neutro já será o suficiente.

Evite a oleosidade

Quanto mais comprida for a barba, mais oleosa ela tenderá a ser, principalmente para quem já transpira demais ou tem pele oleosa por natureza. Esse excesso de oleosidade pode levar ao surgimento de acnes, que, além de interferir na estética do rosto, acaba machucando se o homem não tiver os devidos cuidados ao fazer a barba. Para evitar problemas, o ideal é esquecer os cremes hidratantes oleosos. Nesse caso, lave o rosto entre duas e três vezes ao dia e, se quiser hidratar o rosto, use um hidratante apropriado para seu tipo de pele. Dessa forma, você evita a oleosidade em excesso e evite acnes e sujeira na barba.

  • 7
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).