Menu

Dicas e Cuidados com o Cabelo Cacheado

O ano já começou dando adeus à ditadura dos fios lisos, a tendência agora são os cabelos cacheados. Veja como mantê-los lindos e hidratados e liberte toda a sua beleza natural!

Depois de anos de reinado absoluto dos fios lisos, os cabelos cacheados voltam a ser a grande tendência do momento. Charmosos, românticos e muito bonitos, os cachos naturais são a última moda para este verão, completamente soltos ou presos com algumas mechas displicentemente jogadas. A verdade é que tratar o cabelo cacheado nem sempre é fácil, e para que ele fique sedoso e com aquele brilho intenso que chama a atenção de longe, é preciso ter cuidados regulares com os fios, que normalmente correm o risco de ficarem ressecados e quebradiços. Se você não aguenta mais e quer se ver livre da ditadura dos cabelos lisos, anime-se: é hora de mostrar seus cachos com muito orgulho. Preste atenção em algumas dicas e veja como deixá-los sempre belos e macios.

Fazer as pazes com o cabelo cacheado nem sempre é tarefa fácil, ainda mais para quem passou anos de escova em escova, de prancha em prancha. Mas é possível recuperar toda beleza natural dos fios naturalmente enrolados deixando-os com os cachos soltos e definidos. Com algumas dicas você dá adeus à rebeldia dos fios e consegue resultados de deixar qualquer cabelo liso com inveja, afinal os cabelos crespos são muito mais versáteis, soltos ou presos. A primeira dica é caprichar no corte, sempre um cuidado fundamental para ter cabelos bonitos, seja qual for o tipo dos fios. Para quem tem cachos a ideia é fazer um corte que seja levemente repicado nas pontas e mantê-lo sempre certinho, mas fuja das franjas e dos cortes retos. Para quem tem os fios finos e volumosos, no entanto, pode distribuir o volume por toda a cabeça fazendo um corte repicado nas laterais.

E já que vai cortar, comece eliminando toda a química possível, mesmo que ele fique curto: até ele ficar do tamanho que você quer, vá fazendo babyliss, por exemplo, que dá um aspecto bem natural. Hidratar o cabelo também é fundamental, já que quanto mais hidratados mais definidos e naturais ficam os cachos. Além disso, a hidratação também deixa os fios mais resistentes e os recupera de qualquer química que tenha sido usada. Faça pelo menos uma vez por semana, mas se estiver muito danificado, duas vezes é o ideal. Para intensificar o efeito, use o chamado enluvamento, passando a máscara hidratante mecha por mecha do cabelo de cima para baixo. As escamas vão sendo fechadas e o efeito do produto é potencializado. Mas atenção na hora de lavar os cabelos, nada de secar torcendo ou esfregando com a toalha. Use-a apenas para retirar o excesso de água amassando os fios de baixo para cima, sem fazer força.

Finalizadores e leave-in ativam a forma natural dos cabelos, por isso devem ser usados diariamente. Para reduzir o volume bastam 3 gotinhas de silicone nos fios ainda úmidos. Assim você pode deixa-los secar à vontade, naturalmente. Se não quiser lavar os cabelos proteja-os com touca plástica na hora do banho. Outra boa ideia para desembaraçar sem quebrar os fios é usar pente de madeira com os dentes bem largos. Chegou a hora de dar aquele toque especial nos cachos para a balada ou aquele jantar especial? Aposte na dupla mousse e secador com difusor, é rápido e o efeito é muito bonito. Se não tiver difusor, enrole as mechas nos dedos na hora de secar, mas deixe sempre o cabelo ficar bem seco antes de sair de casa, caso contrário ele pode murchar e lá se vai seu visual caprichado. Então, pronta para arrasar? Solte seus cachos e liberte toda a sua beleza natural!

  • 4
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).