Dicas para combater a celulite

A celulite é um dos principais medos de muitas mulheres, principalmente daquelas que não estão em dia com a balança. Para ajudar, preparamos algumas dicas que farão você ter confiança em usar aquela peça que ficou guardada no armário. 

A celulite aparece aos poucos e para sumir dá um trabalho enorme. A situação fica pior quando os vasos sanguíneos são comprimidos, o que dificulta a nutrição celular e a eliminação das toxinas dos tecidos. Em situações como puberdade e gravidez há maior retenção de líquidos e é quando a celulite tende a crescer. Existe uma gama de tratamentos estéticos para diminuir a celulite, entretanto não vai funcionar sem uma alimentação balanceada, livre de frituras e guloseimas, que só podem ser consumidas em determinadas ocasiões. Além disso, atividades físicas e o consumo regular de água irão diminui e muito a celulite e o resultado é visível em poucas semanas, saiba mais.

A alimentação é ponto fundamental para quem quer diminuir a celulite do corpo, para isso é importante consumir alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo, como a maçã que é rica em pectina, capaz de neutralizar toxinas. Além dela, os alimentos integrais que contém fibras, minerais e vitaminas no complexo B também apresentam aceleram a digestão de açúcar e gorduras, evitando que o metabolismo demore para ser realizado. Outros alimentos também contribuem para esse processo, com destaque para as folhas verdes – escuras, como couve, agrião, espinafre e outras, pois ativam a circulação. Dê preferência ao azeite de oliva que funciona como anti – inflamatório e evita os edemas. Aliado a alimentação, a ingestão de líquidos favorece a eliminação de toxinas, sobretudo de água, cuja ingestão diária recomendada é de dois litros.

Mude alguns hábitos e insira atividades físicas em seu cotidiano. Ela é de grande ajuda e não faz bem apenas para a eliminação de celulites. A prática de exercícios físicos diminui o sedentarismo e diminui a incidência de problemas circulatórios, causados pelo entupimento dos vasos sanguíneos por conta do excesso de gordura no corpo. Os exercícios ainda contribuem com eliminação de gordura localizada nos glúteos, coxas e quadril, além de melhorar significativamente o aspecto da pele. Favoreça a circulação do sangue com diminuição da tensão dos músculos, com alongamentos e exercícios respiratórios profundos, principalmente ao acordar. Evite também o uso corriqueiro de salto alto e evite ficar muito tempo sentada, pois prejudica a circulação e favorece o aparecimento da celulite.

Alguns tratamentos estéticos são aliados da mulher na eliminação da celulite. Entre eles destacam-se a drenagem linfática, ideal para a eliminação de toxinas presente nos tecidos e para melhorar a circulação. Outro método é a massagem modeladora, que diminui a celulite, permite a perda mais rápida de medidas e aumenta o fluxo sanguíneo na região com celulite. Os cremes anticelulite e de automassagem também podem ser usados, mas seu efeito é muito sutil quando isolados. Eles são mais eficazes quando associados à prática de exercícios e massagem diária. Com essas dicas fica mais fácil eliminar a eterna inimiga das mulheres e perder o medo de vestir aquela peça que marca um pouco mais.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).