Dicas para cabelos afro

Conheça alguns segredos para deixar a cabeleira deslumbrante

No que diz respeito à apreciação e preferência pelos cabelos crespos, as mulheres têm variado bastante a sua opinião. Se durante as décadas de 1970 e 80 eles eram idolatrados através de técnicas como o popular “permanente”, em meados dos anos 90 deixaram de ser a sensação e perderam espaço para os cabelos alisados. Por sinal, estes reinaram por longos anos. Mas, eis que o culto aos cabelos afro, rebelde, altamente esvoaçado e belo retornou à cena, proporcionando não apenas um revival de outros tempos, mas também realçando a rica diversidade humana, o que é muito bem vindo. Grande parte desse sucesso se deve às constantes pesquisas de novos produtos e ao desenvolvimento de novas técnicas de tratamento. Confira algumas delas.

O chamado tratamento de antiestresse capilar foca a sua ação nas cutículas presentes em cada fio. Graças à técnica, todas elas permanecem herméticas. O interessante é que enquanto promove essa proteção, o produto aplicado fornece uma poderosa nutrição, uma vez que é constituído por diversas vitaminas e proteínas. Seguindo a mesma linha para cabelos afro está a hidratação de neon. Antes de receber a luz esverdeada emitida por um equipamento super sofisticado, os cabelos são hidratados com uma mistura de óleo de jojoba e de malaleuca, que deixam os fios extremamente sedosos.

Caso você não seja muito afeita ao uso dos produtos industrializados, existem receitas naturais que, embora não apresentem resultados tão surpreendentes quanto os primeiros, são procedimentos altamente válidos. Uma dessas receitas é composta por água, ovo e abacate. Enquanto a clara do ovo possui alta concentração de albumina, proteína responsável por gerar proteção aos cabelos, o óleo oriundo do abacate ajuda a evitar o ressecamento do fios, pois a sua aderência à haste amplia consideravelmente a quantidade de água absorvida.

Além de tudo o que já foi exposto, você também deve tomar uma série de outros cuidados. Na hora do banho, por exemplo, dê preferência às linhas de xampus e condicionadores desenvolvidos especificamente para cabelos crespos, pois eles propiciam um efeito mais nutritivo e hidratante que os demais. Depois de sair do banho, evite expor as madeixas ao secador. Ao invés disso, deixe-as secando naturalmente. Se os cabelos demorarem para secar e você estiver com pressa, improvise com o uso de um protetor térmico antes de ligar o secador, que deve permanecer em temperatura moderada.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).