11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Desvendando: No Poo

Saiba o que é e como usar a técnica que reduz a quantidade de química do cabelo deixando os fios mais naturais e saudáveis

Você tem se perguntado se não é possível levar uma vida mais saudável e natural, sem tantos produtos químicos no seu dia a dia? Se a reposta é sim, você provavelmente já achou que isso seria impossível só de pensar em determinados cosméticos. Sim, porque já existe a maquiagem mineral, sem aditivos químicos, mas aí você pensa nos cabelos e, pronto, ficar sem xampu não dá. Dá sim, defensora e expert dos cabelos cacheados, a americana Lorraine Massey é autora do best seller “Curly Girl”, um verdadeiro manifesto que acabou dando origem à onda No Poo, uma técnica de lavar os cabelos, deixando-os lindos e limpíssimos, sem usar qualquer tipo de xampu. Bem, mas então é jogar e só, você vai pensar, e aí a palha está formada. Não, nada disso, você vai ver que o No Poo é muito mais legal do que isso.

Técnica é especialmente indicada para cabelos encaracolados

Largar completamente o xampu, mesmo os mais fraquinhos? Sim, isso mesmo, inclusive aqueles sem sulfato, que são usados pelo pessoal adepto da Low Poo. Mas isso é papo para outro post. Aqui a ideia é aplicar uma técnica chamada Co-Wash, que fica muito boa principalmente em quem tem cabelos cacheados, ressacados ou afro. Na verdade, o que essa técnica descobriu é bastante simples: você pode lavar perfeitamente bem seus cabelos usando apenas o condicionador. Exatamente, ele sozinho é capaz de limpar completamente os fios. Então, você pensa, “passei esses anos todos usando xampu à toa, só colocando mais química ainda no meu cabelo?”. Pois é, é por aí mesmo. No entanto, se você achar que ainda não está limpo do jeito que você queria, há um pozinho que pode ser colocado dentro do condicionador, chamado anfótero (Cocamidopropylbetaine/cocobetaine). Ele é um agente de limpeza que é encontrado nos xampus sem sulfato, mas pode ser comprado separadamente. A proporção indicada é de, no máximo, 0,5%.

Cabelos precisam de um tempo de adaptação

Bem, aí você começa toda animada e de repente o resultado não é o esperado: os cabelos ficaram ressacados, estranhos ou coçando. Sim, isso é normal, até porque, como em toda mudança, é preciso um período de adaptação. Você também pode fazer a mudança aos poucos, intercalando o uso do xampu com o Co-Wash a cada duas semanas, por exemplo. Outra dica é usar bicarbonato para lavá-los, ele funciona comoantiresíduos. Para isso, a receitinha é colocar meia xícara de bicarbonato em uma xícara de água morna ou condicionador. Mas vale ter outros cuidados também. Por exemplo, se você quiser usar silicone, prefira os que são solúveis em água, mas se você usar o anfótero, pode usar também qualquer tipo de silicone. Mas não esqueça que o uso desenfreado de silicone deixa resíduos nos fios, difíceis mesmo de serem tirados, mesmo com xampus comuns.

Deixe as pontas ainda mais macias e bonitas

Quer outra dica para manter as pontas bem hidratadas? Normalmente os condicionadores para Co-Washdevem ser livres de silicone e de óleos minerais e petrolatos, ou seja, quanto mais simples a sua fórmula, melhor, porque a ideia é recuperar com a textura natural do seu cabelo. No entanto, eles também não são tão hidratantes, então uma boa ideia é você usar dois condicionadores, deixando o mais hidratante para as pontas. Isso é especialmente válido para quem usar o anfótero no condicionador que, nesse caso, não deve ser usado nas pontas. É bom lembrar que o No Poo é especialmente indicado para quem tem cabelos ressecados, cacheados e afro, mas se o seu cabelo é oleoso e você quer experimentar, faça um período de transição e observe como ele reage. Não custa nada tentar!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).