Descubra tudo sobre a Reflexologia

o que é reflexologia

Conheça mais sobre essa técnica milenar e saiba como ela pode te ajudar no seu dia a dia

 

A reflexologia é uma terapia chinesa que envolve a massagem feita nos chamados pontos reflexos, que se localizam nas nossas pernas e pés. Esses pontos reflexos são muito especiais, pois eles estão relacionados a outros órgãos do nosso corpo e são capazes de refletir qualquer desequilíbrio, permitindo um tratamento global do paciente.

Quando os pontos reflexos são estimulados corretamente, é possível aliviar tensões, dores e disfunções orgânicas, permitindo reequilibrar o organismo e promover um profundo estado de relaxamento do paciente.

E isso não vem de hoje: embora as origens da reflexologia não estejam totalmente elucidadas, acredita-se que ela tenha surgido na China há mais de 5 mil anos. Além disso, já foram encontrados pictogramas egípcios que indicam que a humanidade já conhecia os benefícios dessa técnica desde a época dos faraós.

 

O que esperar em uma sessão de reflexologia

Se você vai fazer a sua primeira sessão de reflexologia, é normal ter algumas dúvidas sobre como a terapia é realizada. Você pode e deve esclarecer todos os seus questionamentos com o terapeuta, mas já podemos adiantar alguns pontos para que você fique tranquila e aproveite sua sessão ao máximo.

Um tratamento com reflexologia vai começar com a avaliação das queixas apresentadas pelo paciente em conjunto com uma análise dos pés, permitindo que o terapeuta descubra quais pontos reflexos precisam ser estimulados. A partir dessas informações, será elaborado um plano de terapia com sessões semanais de 30 a 60 minutos de duração.

Durante a sessão, o paciente fica deitado em uma maca ou sentado com as pernas elevadas. Para os mais tímidos, é interessante saber que o paciente fica quase completamente vestido, com exceção dos calçados, meias e, eventualmente, calças que impossibilitem a estimulação dos pontos reflexos.

 

Depois de uma massagem inicial para que o paciente relaxe e o corpo esteja mais preparado para receber o tratamento, o terapeuta passará a estimular os pontos reflexos que estão associados às queixas do paciente. O reflexologista pode utilizar algum produto como creme, talco ou óleo para facilitar os movimentos.

Nossos pés funcionam como se fossem um microssistema capaz de refletir todo o funcionamento do nosso corpo, e cada pé contém pontos relacionados a órgãos diferentes – justamente por isso, os pontos estimulados em cada pé também serão diferentes.

 

Os benefícios oferecidos pela reflexologia

O primeiro efeito que você vai sentir durante uma sessão de reflexologia é o relaxamento local, que ajuda a aliviar as tensões e as dores nas pernas e nos pés causadas por exercícios físicos, longos períodos em pé, uso contínuo de salto alto e outros fatores. Também são aliviadas dores na coluna e no nervo ciático, além de aliviar o torcicolo. Ainda, a reflexologia tem efeito positivo na dor de estômago, dor de garganta, dor de cabeça e dor muscular.

O alívio das dores locais já é um benefício muito interessante, contudo, de acordo com os estudiosos dessa terapia, a reflexologia é capaz de oferecer muitos outros benefícios para a nossa saúde. O estímulo dos pontos corretos promove um reequilíbrio dos órgãos que correspondem aos locais massageados, corrigindo algumas disfunções.

Dessa forma, essa terapia pode ser indicada como tratamento complementar para doenças inflamatórias como rinite, sinusite, amidalite e cistite, com um notável alívio dos sintomas. Também é possível tratar gastrite, azia, má digestão, constipação intestinal e hemorroidas, entre outros problemas do sistema digestivo.

Pacientes que sofrem com disfunções ginecológicas e urinárias, como síndrome do ovário policístico, cólicas menstruais, tensão pré-menstrual e impotência, além de pacientes na menopausa, também podem ter benefícios com reflexologia.

Além disso, a reflexologia trata o organismo como um todo, promovendo o reforço do sistema imunológico e deixando o corpo mais resistente contra as doenças infeccionas. Ainda, essa terapia consegue identificar problemas de saúde que estejam eu sua fase inicial, sendo capaz de fazer com que eles regridam e não avancem para estágios mais complexos.

A reflexologia promove uma estimulação da circulação sanguínea por todo o corpo, o que ajuda a melhorar a oxigenação e a irrigação dos tecidos. Como resultado, essa terapia também ajuda o organismo a eliminar as toxinas acumuladas.

 

A reflexologia ajuda a revitalizar o organismo e a mente

Por trabalhar com a nossa energia, a reflexologia ajuda a equilibrar nossos caminhos energéticos, promovendo uma revitalização. Dessa forma, conseguimos colocar nossos pensamentos em ordem e controlar a ansiedade, melhorando nossas funções mentais. Outro benefício decorrente disso é um melhor controle emocional, aprimorando nossa saúde mental.

Justamente por isso, e também pelo seu efeito relaxante, a reflexologia é indicada como um tratamento complementar para distúrbios mentais como a depressão, a ansiedade, o estresse e a insônia, promovendo uma melhor qualidade de vida para o paciente.

 

Algumas contraindicações da reflexologia

É comum pensarmos que terapias alternativas não têm contraindicações, mas isso não é totalmente verdadeiro. No caso da reflexologia, ela não é indicada para pacientes gestantes até o 3º mês de gestação e para pacientes que sofrem com feridas e inflamações nos pés, trombose, tromboflebite e diabetes descompensada.

Embora a reflexologia seja capaz de promover uma infinidade de efeitos benéficos para a nossa saúde, nunca devemos substituir uma recomendação médica, seja o uso de medicamentos ou outra terapia, por essa técnica. Sempre converse com seu médico para saber se a reflexologia ou outras terapias alternativas podem ser utilizadas como tratamentos complementares para o seu problema de saúde.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp