Descubra o Crossfit

 

Quantas vezes você já invejou o condicionamento físico de militares ou mesmo das atrizes de filmes de ação? Pois para quem não basta ser magra e a expressão “estar em forma” tem um sentido mais amplo do que apenas musculação ou running, o Crossfit é a modalidade ideal. Para você ter ideia, um dos lemas do programa é “nossa especialidade é não sermos especializados”. E na prática é isso mesmo: o Crossfit une técnicas de combate, sobrevivência, esportes, musculação, pesos, corrida, natação, remo, ciclismo e várias outras técnicas que trabalham todas as vias metabólicas. Não é à toa é o treinamento usado por grupos de operações táticas como a Swat, em academias de polícia e unidades de operações especiais do exército americano, como os famosos Mariners.

 

Na modalidade, o corpo é o principal equipamento

 

Desde que chegaram ao Brasil as academias especializadas têm sido uma verdadeira febre: o programa emagrece mesmo, mas tem que ter força de vontade. O corpo fica lindo, bem torneado e o ganho de resistência é insuperável. É ele, aliás, o corpo, o principal equipamento na modalidade, mas também são usados outros específicos, como barras, kettlebells, cordas, caixas, pesos livres, anilhas olímpicas, correntes, elásticos e até pneus. Outro ponto muito interessante é a falta de rotina e a variedade dos treinamentos, que mudam a cada dia. Um treinamento típico de Crossfit, por exemplo, começa pelo aquecimento, seguido pela prática de um segmento ou técnica de força, depois o Work Out of the Day (ou simplesmente WOD).

 

Atividade é indicada para todas as idades

 

A montagem do WOD é diferente a cada dia, mas dura entre 5 e 20 minutos e inclui uma mistura de exercícios altamente funcionais em alta intensidade. Muito se engana, entretanto, quem pensa que “já passou da idade”: qualquer um pode praticar o Crossfit, e esse é outro ponto muito interessante. Os exercícios são adaptáveis e acompanhados por profissional qualificado, podendo ser praticados por crianças, gestantes e idosos, que ganham em resistência, saúde e tônus muscular. A modalidade, aliás, é ideal para quem o pessoal da melhor idade porque trabalha, também a inclusão social, promovendo a camaradagem que brota naturalmente de toda competição saudável. Como as aulas são feitas em grupos, os treinos acabam sendo uma ótima oportunidade para fazer novas amizades e trabalhar a autoestima.

 

Treinamento é considerado completo

O Crossfit é considerado um treinamento completo, que se baseia nos movimentos naturais do corpo e utiliza o processo cognitivo para exercitar as funções cerebrais através da manutenção de tempos, padrões de performance, definições de regras, marcações e desafios. Sem falar em todos os benefícios físicos para o organismo. Além da redução de medidas e do percentual de gordura, o treinamento melhora a flexibilidade e aumenta a força, a resistência e a definição do tônus muscular, melhora o equilíbrio, a capacidade cardiovascular e respiratória, reduz o estresse e trabalha a autoconfiança. Tudo de uma só vez e com muita diversão.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. solange disse:

    Adorei essa modalidade de exercitar, porém não sei se em campo grande/ms já existe.