11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Curiosidades sobre a cirurgia íntima feminina

A cirurgia íntima feminina ainda é tratada com muita cautela por mulheres de todo o mundo.  

A Ninfoplastia é uma cirurgia íntima feminina que consiste na retirada da pele excedente dos grandes lábios. Trata-se de um procedimento cirúrgico que tem grande impacto com a autoestima da mulher, pois a hipertrofia dos pequenos lábios causam um desconforto psicológico grande. Algumas delas nem se sentem a vontade com os parceiros e podem ficar constrangidas ao tirar a roupa ou ter um contato mais íntimo com ele. A estética que pode causar insatisfação é o principal motivo para recorrer à cirurgia, que é indicada em outros casos, como quando há o risco de infecção ou com o aumento dos grandes lábios após o parto. Este último caso não é tão comum como os demais, porém também causam a sensação de que algo está errado no corpo.

Talvez pela possibilidade de diálogo ou mesmo a popularização das cirurgias plásticas no Brasil, o número de Ninfoplastias tem crescido consideravelmente e com isso a naturalidade com que algumas pessoas tratam do assunto. Recentemente, Geyse Arruda passou pelo procedimento e afirmou que o fez porque sua vagina se assemelhava a um vegetal. O resultado foi um alvoroço nas internet, principalmente nas redes sociais, entretanto foi determinante para que muitas pessoas procurassem saber mais sobre o assunto. Vale ressaltar que antes de realizar a cirurgia é muito importante consultar um Ginecologista, que pode auxiliar em todo o processo, desde o pré-operatório ao pós.

Devido a popularização, muitas jovens tem procurado realizar o procedimento, contudo ele somente é recomendado para mulheres acima de 18 anos, quando a vagina já está desenvolvida por completo. É importante ressaltar que esta cirurgia não compromete o canal urinário e a paciente poderá ter filhos por parto normal, se desejar. O importante é sempre buscar uma clínica especializada em cirurgia plástica e  consultar um médico de confiança e só realizar o procedimento depois que ele dizer sim.

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Rita de cassia fertoza de araujo disse:

    qual outro profissional pode realizar a cirurgia o resultado e mesmo

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Rita. Somente cirurgiões plásticos são aprovados pelo conselho regional de medicina para realizar esse tipo de cirurgia. Beijos! 🙂