Como cuidar das unhas em casa

Mãos bonitas e bem tratadas são um importante cartão de visita no universo feminino que, além de mostrar feminilidade e capricho, significa também saúde. Cuidar das unhas é fundamental, mas na maioria das vezes nem é preciso ir a um salão de beleza para deixá-las belas e saudáveis. Com algumas dicas e pequenos truques, é possível aproveitar aquele tempinho em casa e deixar suas mãos tão bonitas como se tivessem sido cuidadas por um profissional. Mas se as unhas são o aspecto que mais chama a atenção nas mãos, o cuidado com elas deve começar pela pele, que deve estar sempre bem hidratada. Para que mãos com unhas bonitas sejam também agradáveis ao toque, use sempre cremes hidratantes específicos para as mãos – isso evitará que elas se ressequem pelo contato com produtos de limpeza ou simplesmente pela ação do tempo, diminuindo rugas e sinais de envelhecimento.

 

Cutículas são proteção natural do corpo

 

Entretanto, lembre-se de hidratar-se também de dentro para fora, bebendo pelo menos dois litros de água por dia. A hidratação manterá também as cutículas macias e em seu lugar, já que o ideal é que não sejam retiradas com o alicate. Elas são uma proteção natural do corpo para evitar a entrada de bactérias e fungos, e devem ser apenas empurradas com uma espátula macia, como aqueles pauzinhos de laranjeira. Removedores de cutícula que podem ser aplicados para amolecê-las, retirando apenas seu excesso com uma escovinha também macia. Depois afaste a cutículas suavemente com a espátula e limpe com água morna.

 

Alimentação adequada mantém as unhas fortes

 

Para que as unhas não fiquem quebradiças elas devem ser fortalecidas através da alimentação rica em vitamina A (derivados do leite, gema de ovo, espinafre, couve e sardinha, por exemplo), cálcio e proteínas. Óleo fortalecedor de unhas também pode ser usado, devendo ser passado antes do esmalte. Esmaltes são lindos e deixam as mãos maravilhosas, mas suas unhas precisam respirar livres deles pelo menos uma vez por semana. Se não for possível ficar um dia inteiro sem esmalte, fique pelo menos uma noite por semana. Seja qual for a marca do esmalte, ele sempre terá agentes químicos que, com o uso contínuo, acabam ressacando as unhas, por isso elas precisam de um tempinho para se recuperar.

Varie as cores dos esmaltes

 

Por outro lado, procure variar as cores: esmaltes escuros tendem a deixar as unhas amareladas então, quando for fazê-las em casa, prefira esmaltes clarinhos. Além disso, eles são também mais fáceis de pintar sem borrar e de limpar também. Na troca entre um esmalte e outro, no entanto, verifique se removeu completamente o anterior, para que o novo não cubra pequenos pedaços do antigo. Uma boa forma de garantir isso é usando uma lixa macia em toda a superfície da unha, deixando-a completamente livre de resíduos. Por falar nisso, procure lixar e polir as unhas com cuidado toda semana, isso faz com que elas cresçam saudáveis e fortes. Os melhores acessórios para isso são as lixas com quatro lados: polir, lixar, dar brilho e remover saliências. Desta forma suas unhas estarão sempre bonitas e saudáveis, mesmo quando der tempo de você ir à manicure.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).