Menu

Cuidados com a pele: manutenção em casa

Com algumas dicas é possível cuidar da sua pele sem muito esforço e deixa-la sempre bonita e com aparência saudável

Procedimentos estéticos e cirurgia plástica ajudam, mas para que seus efeitos sejam os melhores possíveis e também duradouros é preciso que a pele receba cuidados adequados diariamente, tanto antes quanto depois de qualquer procedimento. Isso inclui, entre outros itens, uma alimentação balanceada, com produtos naturais, livres de frituras e oleosidade em excesso, por exemplo. Cuide da beleza de dentro para fora e você verá como a pele responde rapidamente à alimentação saudável.

Preste atenção no seu tipo de pele

De fora para dentro, comece observando bem como ela se comporta livre da alimentação inadequada, se é seca, mista ou oleosa. Usar os produtos próprios ao seu tipo de pele parece básico, mas muitas mulheres acabam se deixando levar pela moda ou por conselho da amiga e compram cremes e cosméticos que não têm as propriedades necessárias ao seu tipo. Mas, antes de qualquer coisa, lembre-se de mantê-la sempre limpa, lavando-a antes da maquiagem com sabonete neutro e secando-a suavemente, sem esfregar. Além disso, é preciso limpar mais profundamente os poros, o que a simples limpeza diária não é capaz de fazer. Por isso, pelo menos uma vez por semana faça uma esfoliação com esfoliante fisiológico, que limpa, alisa e purifica a pele ao mesmo tempo, de forma suave, respeitando o seu equilíbrio natural.

Hidratar a pele regularmente é fundamental

Não esqueça também de manter a pele sempre hidratada, equilibrando o nível de água – é ela que compõe 70% da derme e 15% da epiderme. Use máscaras hidratantes pelo menos duas vezes por semana, principalmente no verão e no inverno, elas têm princípios ativos mais concentrados do que os cremes diários, recompondo a integridade da pele afetada pela poluição, calor, frio, poeira e até o próprio estresse diário. Quando você repõe a umidade natural a pele fica mais macia e a sensação é muito gostosa. Você pode optar por máscaras caseiras – como a de abacate com semente de linhaça e mel, hidratante e antiaging, ou a de mamão papaya, aveia em flocos e mel, hidratante e esfoliante – ou as à venda no mercado. Deixe por cerca de 20 minutos e depois a retire com água morna.

Olhos e boca merecem cuidados especiais

Na hora de tirar a maquiagem use um desmaquilante fisiológico, que faz a limpeza com suavidade. O produto pode ser mono ou bifásico, mas deve retirar a maquiagem totalmente e sem esforço. Por outro lado, algumas áreas do rosto são mais frágeis do que outras, como os lábios e o contorno dos olhos, por exemplo, e merecem atenção especial. Há demaquilantes produzidos especialmente para os olhos, que removem máscaras para cílios, sombras e delineadores com suavidade, sem irritar. Os lábios, por sua vez, podem ficar ressecados e descascar, por isso procure umectantes específicos e batons hidratantes durante o dia. Já a maquilagem deve ser, preferencialmente, hipoalergênica. Assim você evita riscos desnecessários de alergias e contribui para ter uma pele sempre bonita.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).