11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Cuidados com seus utensílios de beleza

Os seus utensílios de beleza precisam,  de cuidados próprios para que durem mais tempo e estejam sempre prontos a ser utilizados.

A limpeza dos seus utensílios de beleza, tais como o pente ou escova, o secador, a chapinha, o alicate, entre outros, deve ser feita semanalmente, sendo este prazo o mais aconselhável. No entanto, alguns utensílios, requerem a lavagem após a utilização. Quanto ao tempo de duração dos seus utensílios, deve trocá-los, preferencialmente, quando racharem. No entanto, muitos materiais, após alguns meses, começam a ficar gastos, pouco funcionais ou com ferrugem. Deste modo é aconselhável que esteja sempre atento aos seus utensílios.

De modo a aumentar o tempo de uso dos seus materiais, deve cuidá-los da melhor forma e, para tal, a limpeza é essencial. Mas muitas pessoas ficam com dúvidas quando o assunto recai na limpeza. Como deve ser, realmente, feita a limpeza? Existem passos fundamentais para cada utensílio usado. Como primeiro exemplo temos o alicate e todas as outras ferramentas de mental. Neste tipo de objetos deve-se lavar as ferramentas apenas com água e sabão e secá-la com uma toalha limpa, finalizando com um algodão embebido em álcool. Desta forma os seus materiais estarão lavados e desinfetados.

Outro exemplo são as escovas e os pincéis. Neste caso o procedimento correto é molhá-los com a água a escorrer para baixo e ensaboar com alguma quantidade de xampu. No caso mais concreto das escovas, deve fazer o mesmo, mas uma lavagem, em princípio, será o suficiente. Para desinfetar, neste caso, existe uma solução natural que consiste em juntar água com vinagre e deixar por um ou dois minutos. Logo depois deve enxaguar novamente e deixar secar durante a noite.

Em todos os casos a limpeza deve ser periódica, mesmo que os produtos não sejam utilizados, pois só desta forma se evitará a presença de microrganismos indesejados. Também deve ter em atenção que a secagem não deve ser realizada sobre superfícies não limpas, pois só desta forma evitará a não propagação de bactérias das suas superfícies para os seus utensílios.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).