Cuidados com o Cabelo para quem usa chapinha

Usada demais, ela pode estragar os fios. Veja como obter o melhor resultado da chapinha e ainda manter seus cabelos sempre hidratados!

Ela já foi considerada a melhor amiga da mulher – e ainda é, por muitas! Entra ano, sai ano, a chapinha é a forma mais rápida e prática de ter seus cabelos lisos e arrumados tanto para ir à balada quanto para manter o look perfeito no trabalho, mas a verdade é que os cabelos de quem usa chapinha merecem alguns cuidados especiais. O principal deles é manter seus fios sempre muito bem hidratados para evitar que os fios fiquem quebradiços e com aquela aparência espetada, o que é fácil de acontecer por causa da alta temperatura do equipamento. Para isso é fundamental usar bons produtos – xampu, condicionador, leave-in – e fazer uma boa máscara de hidratação pelo menos uma vez por semana. Uma dica é usar um creme hidratante e deixa-lo nos cabelos enrolados com papel laminado ou em touca termina por pelo menos 20 minutos e depois enxaguá-los. Dessa forma você consegue manter o brilho e a maciez dos fios sempre.

Cabelos fortes e bonitos são cabelos bem tratados, por isso os cuidados devem ser constantes, inclusive no dia a dia. Procure usar apenas xampus e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo, afinal, a beleza dos fios começa na hora do banho. Depois do banho, procure tirar bem a umidade e use sempre um creme sem enxágue ou leave-in, mas prefira os produtos termoativados, que protegem contra o calor do secador e da chapinha. Além disso, eles criam uma camada protetora que impede a absorção da água fazendo com que o efeito liso dure ainda mais. Mas atenção, mesmo com estes cuidados o ideal é não usar a chapinha todo dia, procure restringi-la a, no máximo, três vezes por semana. Seu cabelo também precisa de descanso.

Por outro lado, o uso da chapinha também precisa seguir algumas orientações para que você obtenha o melhor efeito possível e mantenha os fios bonitos e sedosos. Fazer uma escova antes de usar a chapinha facilita bastante o trabalho e deixa o resultado ainda mais bonito. Na hora de passar a chapinha, uma boa dica é dividir todo o cabelo em mechas e ir passando o aparelho da raiz às pontas, com as mãos em direção ao alto e ir descendo quando chegar na metade dos fios. Mas atenção, os cabelos ficarão ressecados de você parar na metade, é preciso que vá até o fim de cada mecha. Outra dica importante é tirar um pouco o aparelho da tomada se ele não tiver regulagem de temperatura. Assim evita que ele esquente demais e acabe danificando os cabelos.

Depois que você já tiver passado a chapinha em todo o cabelo, ele também merece um pós-tratamento. Pingue algumas gotinhas de silicone ou finalizador de pontas e espalhe nas mãos, passando-as depois levemente sobre os cabelos no sentido do comprimento. Isso ajudará a fechar os poros e a manter o efeito liso por mais tempo, mas mais uma vez, atenção, não exagere: caso contrário o efeito pode ficar pesado e até meio gosmento, tirando toda a naturalidade e leveza dos fios. Pronto, agora você já está linda para arrasar com seus cabelos lisos e hidratados.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).