Cuidados ao descolorir os pelos dos braços e pernas

Veja os principais cuidados que se deve ter ao descolorir os pelinhos do corpo.

Para muitas mulheres, ter pelos escuros pode ser bastante incômodo, principalmente se eles estiverem em grandes quantidades e localizados em regiões visíveis do corpo. Como todos já conhecemos a descoloração dos pelos do corpo é um método de estética utilizado por muitas mulheres, por ser uma técnica prática, eficiente e barata, além de poupar-lhes esforços para depilar pernas e braços. Não é toda mulher que gosta de ficar depilando o corpo e, algumas, inclusive, até gostam de ter aqueles pelos douradinhos, que dão um charme a mais ao seu corpo. O verão é época de sol e praia e é também nesse período que muitas começam a descolorir seus pelos para sair arrasando de biquíni.

Se você nunca descoloriu seus pelos e tem interesse em fazê-lo, saiba que esse procedimento é fácil e pode ser feito tanto em salões de beleza e clinicas estéticas como na sua própria casa. Basta misturar o pó descolorante com a água oxigenada e pronto! Esse método consiste em aplicar a mistura descolorante nos pelos com as mãos (nunca sem luvas!) ou com uma espátula ou pincel de pintar cabelo e deixá-lo agir por alguns minutos. O fato é que muitas decidem fazer esse procedimento em casa, mas não tomam os devidos cuidados para fazer a descoloração dos pelos e acabam sofrendo com as consequências. Neste artigo, você vai conhecer os cuidados essenciais que devemos ter ao descolorir os pelos de forma segura e eficiente.

Posso me expor ao sol?

Não. Por muito tempo, as mulheres passavam o produto e iam pegar sol achando que o produto agiria mais rápido e os resultados seriam mais intensos. O que acontece é que, por conta do calor do sol, a descoloração pode se dar mais rapidamente, só que, junto com ela podem surgir manchas, irritações ou até mesmo queimaduras. Por isso, evite.

Marque o tempo de descoloração

A água oxigenada não pode ficar muito tempo na pele, nem mesmo se houver a aplicação de creme à base de parafina antes, uma vez que se trata de uma química forte que pode acabar irritando a pele. O ideal é manter o produto aplicado por até 45 minutos, no máximo, dependendo do tom desejado. Após isso, tome um banho e passe hidratante.

Teste o produto antes

Esse é o erro de muitas mulheres! Antes de aplicar um produto tão forte como a água oxigenada no corpo é preciso saber se sua pele consegue tolerá-lo. Para saber disso, basta fazer o teste de toque em suas mãos ou pulsos e ver se há qualquer reação no decorrer de 20 minutos. Se não houver nenhuma irritação durante esse período, é sinal que você poderá descolorir os pelos de suas pernas e braços sem correr riscos.

Seja delicada

Aplicar o produto é uma das principais partes do processo de descoloração e requer muito cuidado para não sensibilizar ainda mais a região que se deseja clarear. Esfregar muito a pele com o produto pode causar alergias e deixar a região hipersensibilizada, o que irá causar ardência ou sintomas mais graves. O ideal é passar um pincel de pintar cabelo e de forma delicada; sem pressa. A aplicação também não precisa ser exagerada.

Atenção, gestantes!

Para as gestantes de plantão que querem continuar clareando seus pelos, é preciso consultar um médico antes de fazer o procedimento. Ficará a critério do médico se ela deve ou não usar o produto e se isso lhe trará efeitos colaterais. Em geral, não é aconselhável que as grávidas usem esse procedimento de clareamento dos pelos, visto que seu grau de sensibilidade aumenta muito durante o período de gestação.

Cuidado com as feridas

Aplicar água oxigenada em machucados pode ser motivo de desespero para muita gente, pois além de causar dor intensa, pode agravar os ferimentos. Se você está com hematomas, feridas ou machucados na pele, jamais use água oxigenada. Por serem abrasivos queimam com facilidade e quando colocados sobre áreas sensibilizadas ou abertas podem causar um verdadeiro estrago. Além disso, tome muito cuidado para não levar o produto aos olhos, nariz ou boca. Se isso ocorrer, lavar abundantemente.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).