Menu

Quando atualizar o corte de cabelo?

Pequenos sinais da rotina podem indicar que as madeixas precisam de um novo visual

Cuidar dos cabelos é uma das prioridades femininas, mas que também se tornou um cuidado masculino. Até eles se rendem à tintura para esconder os fiozinhos brancos que surgem ao longo do tempo. Independente do público, é comum descuidar um pouquinho das madeixas e deixá-las crescerem mais que o esperado. Tudo bem, isso acontece, mas os fios começam a ficar quebradiços, as pontas duplas ganham forma e o corte feito meses atrás perde todo o charme, o que pode influenciar na aparência e na felicidade de se olhar no espelho.

Entre tantos meios para decidir qual é a melhor época para se cortar o cabelo, acredite, não é a fase da lua que lhe dirá isso. Algumas pessoas tem total controle do tempo que precisam para apararem as madeixas, mas outras culpam a rotina por não terem aquela brecha para irem ao cabeleireiro.  Afinal, qual é o tempo ideal para refazer o corte de cabelo?

Sabe aquele papo de que o cabelo se acostuma com o xampu depois de muito tempo de uso? O produto pode ser um bom amigo, pois, quando o corte de cabelo estiver vencido, o produto deixará os fios com o efeito mais pesado. Outra coisa que pode indicar que as madeixas precisam de um corte é se elas passam muito tempo presas. Os coques e os rabos de cavalo são preferência feminina, mas, manter esses penteados por muito tempo, pode ser o indicativo de que você não está satisfeita com o cabelo.

 Além disso, se as pontas começarem a embaraçar demais, fique de olho, pois elas avisam que está na hora de apará-las. Tudo porque elas se enroscam umas nas outras e isso torna aquele momento matinal de pentear o cabelo uma tortura.

A solução para muitas mulheres é fazer escova por causa da praticidade de acordar com os fios no lugar. Basta deslizar os dedos e pronto! Contudo, chega aquele momento que nem a chapinha fica bacana, pois os fios perderam o molde do corte. O visual chapado ajuda bastante a enxergar a maneira como estão as madeixas e isso pode lhe render uma ida ao cabeleireiro.

É comum não querer cortar o cabelo por almejar que ele cresça mais. Porém, quanto mais você deixar o corte para depois, mais as madeixas ficarão opacas, secas e ásperas. Se esse for o seu caso, é sinal de que uma hidratação e um corte são bem-vindos, pois a oleosidade da raiz parou de chegar às pontas. As pessoas que têm os cabelos compridos são as que mais precisam de atenção na hora de fazer a manutenção dos fios.

Você sentirá a hora de cortar os cabelos especialmente se eles não crescerem mais com rapidez. A hidratação caseira também pode indicar a necessidade de um corte, pois o produto pode parar de fazer efeito, por não suprir a falta de vitaminas e proteínas capilares necessárias para a restauração dos fios. Sendo assim, não tenha dó de ceder as madeixas ao cabeleireiro. Tenha o hábito de atualizar o corte, pelo menos das pontas, em média, a cada 6 meses. E não se esqueça de fazer um corte que combine com seu rosto.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).