Conheça os diferentes tipos de Perfume

Saiba mais sobre todos os tipos de perfume e aprenda qual são os mais indicados para a sua pele e ocasião.

Difícil encontrar uma mulher que não queira ficar cheirosa, não é mesmo? Mas tão difícil quanto é encontrar alguém que realmente consiga acertar no tipo de perfume. Sim, porque na realidade existem 6 ipos diferentes de perfume, cada qual com suas características que, é verdade, também refletem no preço final ao consumidor. Mas nem sempre só porque o perfume é caro ele é o mais adequado àquela hora ou lugar – pode ser que ele seja forte demais ou justamente o contrário, se esvaeça com facilidade excessiva, não cumprindo adequadamente seu papel. Por isso conhecer bem a diferença entre os tipos de perfumes é essencial para quem gosta de ficar cheirosa na medida certa, sem cometer gafes.

Na verdade a escolha do perfume adequado deve refletir vários pontos, entre eles o gosto pessoal, a ocasião em que será usado e o preço, claro – afinal ele apresenta diferenças que podem ser exorbitantes dependendo da fórmula. Parfum (ou perfume), Eau de Parfum, Eau de Toilette, Eau de Fraiche e Eau de Cologne, cada um tem um tipo de duração e intensidade do aroma determinados pela concentração de óleos ou essência. Além disso, o cheiro do perfume muda ao longo do dia porque as notas usadas na fórmula vão evaporando em momentos diferentes. O Parfum é o que apresenta a maior concentração da essência, entre 15% e 20%, o que faz com que permaneça mais tempo na pele. É também o mais caro e o que precisa ser colocado em menor quantidade – normalmente apenas algumas gotinhas são suficientes para 20 horas de cobertura.

Já o Eau de Parfum ou Parfum de Toilette ainda tem notas bem marcantes mas a concentração é mais fraca, de no máximo 17%. Como o próprio nome já diz (“Eau” significa “água” em francês), é mais fraco, pode ser encontrado em frascos ou em spray, têm preço mais acessível, mas também tem boa duração: cerca de 10 horas. Já o Eau de Toilette tem concentração máxima de essência de 14% e duração limitada a 8 horas, no máximo. A fragrância é mais suave e sutil, sendo o ripo mais indicado para climas úmidos e quentes. Como têm maior quantidade de água, são fragrâncias mais versáteis, assim como o tipo Eau de Fraiche, cuja concentração de essência fica em torno dos 8%. São suaves e fresquinhos, ideais para o verão ou dias muito quentes. E há ainda o Eau de Cologne,um tipo de perfume bem popular no Brasil e que funciona quase como um desodorante, com 7% no máximo de concentração de essências. Alguns são encontrados até mesmo sem álcool. São também o tipo mais em conta.

A ação do perfume também pode sofrer influência do tipo de pele. Na pele oleosa, as versões mais suaves, como Eau de Toilette e Cologne, costumas fixar melhor. Na pele seca, ao contrário, o aroma tem mais dificuldade para se fixar, por isso o mais indicado é usar um hidratante da mesma marca do perfume para aumentar o aroma e a sua capacidade de fixação. Já nas normais, qualquer tipo de perfume tem boa fixação. Por outro lado, vale ficar de olho na forma correta de aplicar o produto para não exagerar na dose. Dê apenas uma borrifada de perfume em cada área do corpo (nuca, pulsos e atrás dos joelhos) e guarde o frasco em lugar fresco e arejado, ao abrigo da luminosidade. E evite alguns “pecados mortais”: nada de esfregar os pulsos porque isso altera o aroma, aplicar perfume nas roupas nem misturar essências diferentes ou desodorante com perfume. E siga bonita e cheirosa aproveitando seu dia!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).